sexta-feira, 31 de maio de 2024

A influenciadora digital que aparece em um vídeo que circula na internet agredindo uma mulher no meio da rua, em Divinópolis, é Ana Paula Marçal, de 43 anos, que também é maquiadora e empresária que acumula mais de 560 mil seguidores no Instagram.

Iniciou carreira com a maquiagem, se destacou na internet como a rainha dos pincéis, promovendo empoderamento feminino e falando do cotidiano. Além disso, é dona da própria marca de cosméticos e já liderou outros empreendimentos.

O vídeo que circula na internet (veja acima) mostra Ana Paula Marçal discutindo e agredindo uma mulher de 26 anos no meio da rua em Divinópolis. A Polícia Militar (PM) registrou a ocorrência.

Ana Paula afirma no vídeo que estava agredindo a jovem porque ela estaria em um relacionamento com o pai dela, que está em tratamento de demência. A jovem diz que estava grávida do idoso.

Além de tapas e chutes, Ana Paula chega a enforcar a jovem e a acusa de querer extorquir seu pai. O caso aconteceu na última terça-feira (14), na Rua São Paulo.

“Sai de perto do meu pai. Você vai matar ele. Meu pai tem mais de 80 anos e você fazendo isso com ele. Vai pedir quem te engravidou para cuidar de você”, diz Ana Paula à mulher.

Ainda na discussão, a vítima aparenta se sentir mal e Ana Paula diz: “Quer passar mal? Te quebro no meio e te levo para o hospital”.

Foi a própria Ana Paula quem acionou a PM para registrar o caso.

“A solicitante relatou que moça foi agredida porque tinha um relacionamento com o pai dela, que é um senhor mais velho e que está em tratamento de demência. Disse que essa mulher estava dando prejuízo financeiro para o pai dela. Então, ela foi até o local para tirar satisfação”, informou a PM.

com informações G1
https://ocombatente.com/quem-e-a-influenciadora-digital-que-agrediu-mulher-na-rua-veja-video/

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Polícia Civil de Rondônia e FICCO deflagram operação "Gólgota" no Orgulho do Madeira
Estão sendo cumpridos 20 medidas cautelares expedidas pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de Porto Velho, contra integrantes de facção criminosa

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio da Delegacia de Homicídios (DERCV), em uma ação conjunta com a FICCO, deflagraram na manhã desta sexta-feira (17/05/2024), a operação denominada "Gólgota", no residencial Orgulho do Madeira. Estão sendo cumpridos 20 medidas cautelares expedidas pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de Porto Velho, contra integrantes de facção criminosa pela prática do crime de homicídio. Cerca de 50 policiais civis e integrantes da FICCO participaram da Operação.

O crime de homicídio que teve como vítima Jamisson Vieira da Silva foi registrado no dia 04 de janeiro de 2024, no Residencial Orgulho do Madeira. Este foi investigado pela Delegacia de Homicídios com a colaboração da prova fornecida pela FICCO.

 

 

Durante o trabalho investigativo, foram identificados 11 indivíduos como participantes diretos no homicídio, todos integrantes de uma organização criminosa. A investigação aponta ainda que a motivação está relacionada ao envolvimento da vítima com essa organização, pois a vítima desejava deixá-la, mas os integrantes não aceitaram seu pedido de desligamento. Por este motivo, eles a executaram.

A Polícia Civil disponibiliza o número 197 para à população que desejar realizar denúncias de quaisquer crime de forma anônima.
https://ocombatente.com/policia-civil-de-rondonia-e-ficco-deflagram-operacao-golgota-no-orgulho-do-madeira/

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Pessoas traídas buscam relacionamentos Sugar como forma de evitar novas decepções, afirma pesquisa
 

Diversos motivos causaram interesse por esse modelo de relacionamento, e um deles é justamente a busca das pessoas por algo mais sólido, confiável e uma relação mais confortável

Deixar claro o que se quer desde o início da relação da forma mais transparente possível pode ser algo extremamente atraente para quem acabou de passar por uma traição. Uma pesquisa conduzida pelo MeuPatrocínio revelou que cerca de 82% das pessoas que já foram traídas buscaram os relacionamentos Sugar como forma de evitar novas e futuras decepções amorosas. O estudo contou com a participação de 500 pessoas, que também revelaram se perdoariam ou não uma traição.

Segundo Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos do MeuPatrocínio, a proposta desse modelo de relação se torna atrativa a partir do momento que propõe uma comunicação mais clara e aberta entre o casal. "Quando você enfrenta uma decepção amorosa, naturalmente procura maneiras de evitar que isso aconteça de novo. É aí que surge o estilo de vida Sugar como a alternativa mais inteligente, já que sua principal base é a transparência, o que ajuda a gerar confiança e evita frustrações e chateações desnecessárias, fora a maturidade emocional e financeira por parte do Sugar Daddy”, afirmou.

Perdoar uma traição ou não?

O estudo, com base em depoimentos de 250 mulheres e 250 homens, concluiu que 61% das mulheres entrevistadas afirmaram que não perdoariam uma traição, enquanto 79% dos homens também não dariam uma segunda chance após tal decepção. Como justificativa, 91% do público feminino afirmou que a decisão decorreria da falta de respeito e quebra de confiança, enquanto 52% do público masculino defendeu sobre a humilhação de ter sido traído o faria terminar o relacionamento, 38% disse que o problema maior é a falta de sinceridade e quebra de confiança. Do total de entrevistados, 81% afirmam que buscaram um relacionamento Sugar após o episódio de traição.

Nos últimos anos, o número de usuários do MeuPatrocínio teve um salto expressivo de novos adeptos. Atualmente, a plataforma é pioneira em relacionamentos Sugar no Brasil e está prestes a atingir a marca de 16 milhões de usuários. Diversos motivos causaram interesse por esse modelo de relação, e um deles é justamente a busca das pessoas por algo mais sólido, confiável e sincero.

“O estilo de vida Sugar é composto por um homem extremamente experiente, generoso e bem-sucedido, conhecido como Sugar Daddy, e uma mulher jovem e decidida a desfrutar o melhor da vida, a Sugar Baby. São pessoas dispostas a fazer dar certo, sem desculpas ou mesmo joguinhos ou drama. É um relacionamento que proporciona transparência porque é baseado em uma comunicação aberta e sincera, motivo pelo qual é uma das maiores tendências atualmente”, concluiu Caio.
https://ocombatente.com/pessoas-traidas-buscam-relacionamentos-sugar-como-forma-de-evitar-novas-decepcoes-afirma-pesquisa/

terça-feira, 28 de maio de 2024

Extremo climático ou falha humana? Especialistas analisam inundações
Em cenários de crise, é comum a busca por causas e responsabilidades. A tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul, que provocaram a morte de quase 150 pessoas até agora, têm levantado diferentes reflexões. Trata-se de um evento natural excepcional, impossível de prever e evitar? Ou há um grau considerável de responsabilidade humana pela forma de ocupação do território, desenvolvimento urbano e uso do solo?

A Agência Brasil conversou com especialistas em recursos hídricos, que pesquisam áreas como geologia, agronomia, engenharia civil e ambiental. Há consenso de que se trata de um evento extremo, sem precedentes, potencializado pelas mudanças climáticas no planeta. Mas quando o assunto é o papel desempenhado pelas atividades econômicas e a ocupação do território, surgem as discordâncias.

Ocupação e desenvolvimento urbano

O geólogo Rualdo Menegat, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é crítico em relação às políticas de planejamento urbano e econômico no estado. O caso de Porto Alegre, para ele, é o mais emblemático de que há uma desorganização generalizada do território, causado por um conjunto de atividades econômicas. Por isso, defende que não se pode falar apenas em grande precipitação como causadora da tragédia, mas também de problemas graves de gestão que a potencializaram.

“Os planos diretores da cidade foram desestruturados para facilitar a especulação imobiliária. No caso de Porto Alegre, por exemplo, toda a área central que hoje está inundada no porto, foi oferecida para ser privatizada e ocupada por espigões. Houve um sucateamento do nosso sistema de proteção, como se nunca mais fosse haver inundações”, diz Rualdo.

O desmatamento de vegetação nativa para fins imobiliários também é considerado fator que dificulta o escoamento de água da chuva.

“Há uma ocupação intensiva do solo. Em Porto Alegre, em especial na margem do Guaíba, na zona sul, ainda temos um ecossistema mais perto do que foi no passado, com estrutura de zonas de banhado, matas e morros. Mas essas áreas estão sob pressão da especulação imobiliária. E por causa das políticas de uso intensivo do solo urbano, essas áreas estão sendo expostas, em detrimento da conservação dos últimos estoques ambientais, que ajudam a regular as vazões da água”, analisa Rualdo.

O professor de recursos hídricos da Coppe/UFRJ, Paulo Canedo, pondera que ainda é preciso analisar a situação com mais calma. Mas reforça que o desenvolvimento econômico e social, quando não acompanhado de medidas estruturais e preventivas, facilita inundações.

“Nós temos a convicção de que a chuva foi realmente extraordinária. Mas é claro que o progresso da região trouxe dificuldades de escoamento. Isso é a contrapartida do progresso. Criam-se as cidades, as atividades econômicas, novas moradias. Mas tem o ônus de impermeabilizar o solo e gerar mais vazão para a chuva”, avalia Paulo Canedo. “Muitas atividades econômicas podem ter sido desenvolvidas de forma não sustentável. Não criaram condições para lidar com esse aumento de impermeabilização. Isso é algo que devemos ter em mente quando formos reconstruir o Rio Grande do Sul”.

Agricultura

Outro ponto em discussão é se o investimento em determinadas atividades agrícolas, com consequentes alterações da vegetação nativa, ajudaram a fragilizar os solos e o processo de escoamento da água. Para o geólogo Rualdo Menegat, esse foi um dos elementos que aumentou o impacto das chuvas no estado.

“Grande parte do planalto meridional tem sido intensamente ocupada pelas plantações de soja no limite dos arroios, destruindo a mata auxiliar e os bosques. E também os banhados, que acumulam água e ajudam que ela não ganhe velocidade. O escoamento de água passa a ser muito mais violento e em maior quantidade, porque não há tempo para infiltração”, diz Rualdo.

O agrônomo Fernando Setembrino Meirelles discorda do peso dado à agricultura nas inundações recentes. Ele é professor de recursos hídricos na UFRGS e foi diretor do Departamento de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul entre 2015 e 2019. Meirelles defende que as atividades agrícolas não foram um fator de importância para a tragédia, que deve ser explicada pela magnitude das chuvas.

“Tivemos muitos deslizamentos em áreas de matas, que já estavam consolidadas. Na região mais alta e preservada do estado, temos milhares de cicatrizes de escorregamento. O solo derreteu, simplesmente perdeu capacidade de suporte por causa da chuva muito intensa. Na região do Vale do Taquari, a gente vê pilhas de árvores que foram arrancadas. Então, a relação da agricultura com esse evento é zero. Ela não é o motor dessa cheia”, diz Fernando Meirelles.

Doutor em recursos hídricos, o engenheiro civil e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), Jaime Federici Gomes, entende que, apesar do papel importante que a vegetação desempenha no escoamento de água, não acredita que as intervenções agrícolas tenham tido influência nas inundações.

“Os tipos de vegetação que estão no solo têm influência em uma das fases do ciclo hidrológico, que é a interceptação de água pelas raízes. Grandes plantas são um reservatório e jogam parte dessa água para atmosfera. As copas das árvores também podem interceptar a água antes de ela chegar ao solo. Mas dada a magnitude das chuvas, eu não sei como regiões mais florestadas poderiam ter diminuído o volume de escoamento. Em um evento desse, com muita água, pode não ter tido quase influência”, diz Jaime.

Sistemas de contenção

Depois de um histórico de enchentes no século 20, a cidade de Porto Alegre desenvolveu uma série de recursos estruturais para impedir enchentes. Nesse ponto, não há divergências: ficou claro que o sistema de contenção de águas apresentou falhas agora.

“Os sistemas de proteção foram projetados na década de 1970, por causa das cheias de 1941 e de 1967. Ele foi o mais economicamente viável. Tecnicamente é bastante adequado e eficiente. Em Porto Alegre, tem também vários diques compatíveis com a cheia de 1941. Mas, desta vez, na hora de fechar as comportas, quando a água ficou acima de quatro metros, elas começaram a vazar, tiveram problemas de vedação e acabaram abrindo. E as casas de bombas, que drenam as águas dentro da cidade, devem ter falhado”, analisa o engenheiro Jaime Federici.

“Os sistemas de proteção falharam aqui em Porto Alegre por falta de manutenção. Ele não foi superado pela água, já que ela entrou por baixo. Agora em outros sistemas, como os das cidades de São Leopoldo e de Canoas, houve uma passagem da água por cima deles. Ou seja, os critérios de projeto que foram utilizados considerando o passado, agora não têm mais validade. Eventos estão mostrando que, por causa das mudanças climáticas, devemos considerar outras métricas e estatísticas”, complementa o professor Fernando Meirelles.

Para Rualdo Menegat, a negligência política ajudou a enfraquecer a capacidade estrutural do estado de lidar com fenômenos climáticos mais intensos.

“Nas cidades e nos campos, a infraestrutura de energia elétrica, de água e de proteção contra as inundações estão sendo sucateadas nos últimos três governos estaduais. A companhia de energia elétrica e de abastecimento de água foram privatizadas. A Secretaria de Meio Ambiente foi incorporada a outra e assumiu papel secundário. O estado não desenvolveu capacidade de inteligência estratégica para diminuir os riscos e nos tornamos mais vulneráveis”, diz Rualdo.

Conhecimento e prevenção

Quando se fala em prevenção e redução de danos, os especialistas entendem que é possível ao menos minimizar as consequências dos fenômenos climáticos com treinamento adequado de profissionais e da população.

“Não temos uma Defesa Civil eficiente. O que vimos foi que ela está desestruturada, com dificuldades, mal aparelhada, sucateada. E sem mecanismos de alerta. Além disso, temos uma população que, por não haver programas estratégicos para ela, tem problemas de acesso às informações de prevenção”, diz Rualdo.

“As defesas civis de alguns municípios, principalmente desses que foram afetados, têm uma ou duas pessoas. Poucos têm uma Defesa Civil consolidada. E a população precisa de treinamento para saber se defender”, diz Jaime Federici. “Mas, economicamente, não vejo soluções definitivas para esse tipo de evento. Vamos imaginar o exemplo do Japão, que lida com furacões, terremotos e maremotos, e tem toda uma estrutura para conviver com esses eventos extremos. Isso é algo que temos que começar a estabelecer na cultura. Precisamos aprender a nos defender, lidar com essas situações e, aos poucos, fazer as adaptações estruturais”.

Fonte: EBC GERAL
https://ocombatente.com/extremo-climatico-ou-falha-humana-especialistas-analisam-inundacoes/

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Audácia 2: MPRO e forças de segurança deflagram operação na região da Ponta do Abunã
Foi deflagrada na manhã desta terça-feira (14/5/2024) a Operação Audácia 2, fruto de mais uma ação integrada de combate ao crime organizado na cidade de Porto Velho/RO, composta pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e pelo Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública (GAESP), ambos do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), pela Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS), Polícia Penal do Estado de Rondônia (PPRO) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A ação conta com a participação das equipes da Força-Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado da SESDEC (FTICCO), Batalhão de Operações Especiais da PMRO (BOPE), Batalhão de Choque da PMRO (BPCHOQUE), Batalhão Ambiental (BPA), Batalhão de Trânsito da PMRO (BPTRAN), Forças Táticas do 1º, 5º e 9º Batalhões da PMRO, Centro de Inteligência da PMRO (CI), da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE), Núcleo de Operações e Núcleo de Patrulhamento Tático da PRF, Exército Brasileiro (EB), Gerência de Inteligência Penitenciária da SEJUS (GIP), Grupo de Ações Penitenciárias Especiais da SEJUS (GAPE) e Gerência de Aviação do Estado (GAVE), totalizando um efetivo superior a 300 (trezentos) policiais.

O objetivo principal da operação é cumprir 29 (vinte e nove) mandados de busca e apreensão deferidos pelo Poder Judiciário, para instruir Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado no MPRO com o fim de apurar a suposta prática dos crimes de constituição ou integração de organização criminosa com emprego de arma de fogo e participação de criança ou adolescente (art. 2º, §§2º e 4º, I, da Lei nº 12.850/2013), atuante na região conhecida como Ponta do Abunã, neste Município de Porto Velho/RO, mais especificamente nos Distritos de Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia.

A ação também tem por finalidade a recaptura de foragidos da justiça, o cumprimento de mandados de prisão em aberto no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), além de eventuais flagrantes porventura constatados durante as buscas ou durante o patrulhamento que será realizado pelas forças de segurança em toda a região, como, por exemplo, posse ou porte ilegal de arma de fogo e/ou munição, receptação, tráfico de drogas e crimes ambientais.

O nome atribuído à operação é uma referência ao comportamento de alguns dos investigados, ostentando abertamente em redes sociais o porte e a posse de armas de fogo, inclusive de uso restrito, grandes quantidades de dinheiro, droga e referências expressas à facção criminosa da qual se dizem integrantes, desprezando claramente as repercussões e riscos decorrentes desse tipo de postagem, desafiando e afrontando as forças de segurança pública, demonstrando certeza da impunidade e manifestando claramente a intenção de dominar a região aproveitando-se do distanciamento geográfico da capital, estando o ponto mais distante de atuação dos criminosos a cerca de trezentos e cinquenta quilômetros.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

 
https://ocombatente.com/audacia-2-mpro-e-forcas-de-seguranca-deflagram-operacao-na-regiao-da-ponta-do-abuna/

domingo, 26 de maio de 2024

O vereador Marcelo Stocco e a cantora Ana Paula Vieira morreram em um acidente de carro neste domingo (12) em Rondônia.

 

Marcelo era vereador e pré -candidato à prefeitura da cidade de Pimenta Bueno (RO).

 

O sepultamento de Ana Paula está marcado para esta segunda-feira (13), às 10h30, no Cemitério Municipal de Ji-paraná.

 

Não há informações sobre o velório de Marcelo.

 

Em uma publicação nas redes sociais, a prefeitura da cidade lamentou o ocorrido e manifestou condolências aos amigos e familiares do casal.
https://ocombatente.com/cantora-ana-paula-vieira-e-vereador-marcelo-stocco-morrem-em-acidente-em-rondonia/

sábado, 25 de maio de 2024

Vídeo: em acidente, motociclista dá cambalhotas no ar e pousa em carro
 

Reprodução/redes sociais

Piloto de moto voou por 7 metros antes de "pousar" em carro

Um acidente incrível marcou o primeiro dia da Internacional North West 200 , tradicional corrida de rua de motos, que acontece anualmente na Irlanda do Norte. Nesta quinta-feira (9), o motociclista irlandês Paul Cassidy perdeu o controle de seu veículo, acertou a barreira de proteção e voou a cerca de 7 metros de altura. Enquanto estava no ar, ele deu várias cambalhotas antes de cair no capô de um carro que estava estacionado no lado de fora da pista. Assista o acidente impressionante ao final da matéria .

Em sua conta no X (antigo Twitter), Paulo Cassidy confirmou que saiu do acidente praticamente ileso, com apenas alguns arranhões. "Muito obrigado a todos por todo o apoio. Toda a equipe médica fez um excelente trabalho", disse o motociclista.

O vídeo de acidente viralizou nas redes sociais, com muitos internautas se surpreendendo com o fato de Cassidy não ter sofrido nenhum ferimento mais sério. A sessão desta quinta, porém, contou com outros dois acidentes - em ambos, os envolvidos precisaram ser encaminhados a um hospital.

Assista ao acidente abaixo:

 

 

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Internacional
https://ocombatente.com/video-em-acidente-motociclista-da-cambalhotas-no-ar-e-pousa-em-carro/

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Com as cheias no RS pode faltar comida no Brasil
 

"Um plano de ação governamental consistente e proativo, seria a concessão de crédito emergencial e a ampliação do acesso ao seguro agrícola", diz especialista

A enchente no Rio Grande do Sul deixou marcas de destruição por todo o Estado. Vidas foram perdidas, bairros e cidades inteiras estão sob as águas, e a agropecuária, forte seguimento econômico, perdeu, além da safra, animais e infraestruturas, comprometendo o abastecimento da alimentação básica, como o arroz e feijão, para o país.

Para Luiz Felipe Baggio, consultor jurídico, especialista em Planejamento Sucessório, Proteção Patrimonial e Family Office, e co-fundador da Evoinc, os desafios das enchentes para o agronegócio, ameaçam tanto as colheitas locais quanto a estabilidade do abastecimento nacional.

“Isso porque os principais impactos são danos às produções agrícolas, às infraestruturas, críticas para o setor, e interrupções logísticas, que podem levar a uma inflação dos preços para o consumidor”, diz Baggio.

Como medida emergencial, a União deve facilitar a importação de arroz e feijão para evitar eventuais altas e minimizar o desabastecimento.

Para o consultor da Evoinc, um plano de ação governamental consistente poderia ser composto de políticas proativas, “como a concessão de crédito emergencial aos produtores, a reconstrução de infraestruturas essenciais e a ampliação do acesso ao seguro agrícola, a fim de mitigar esses desafios e acelerar a recuperação econômica do setor”.

Baggio entende que a obtenção de linhas de crédito emergenciais, bem como a ampliação do acesso ao seguro agrícola, poderia ser intermediada, com a possível intervenção subsidiária, pelo Governo Federal, entre produtores e fornecedores desses produtos financeiros.

Para ele, as negociações poderiam envolver os setores que performaram muito bem nesta última safra, a exemplo do café e da cana-de-açúcar.

“Talvez por meio de alguma renúncia fiscal, sobretudo no IRPJ/CSLL das usinas, por exemplo, poderia vir o recurso para custear parcialmente esses produtos junto às instituições financeiras que os fornecem. O grande obstáculo para isso, de qualquer modo, seria a política de austeridade fiscal praticada pela gestão Haddad, mas, que em uma situação de calamidade pública como a que se apresenta, deveria se justificar”, diz Baggio.

Fonte: Luiz Felipe Baggio, consultor jurídico, especialista em Planejamento Sucessório, Proteção Patrimonial e Family Office, e co-fundador da Evoinc.
https://ocombatente.com/com-as-cheias-no-rs-pode-faltar-comida-no-brasil/
Alex Redano presta homenagem em sessão solene a pessoas e entidades de destaque em Rondônia
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na tarde desta quinta-feira (9) uma sessão solene para entrega de medalhas do mérito Legislativo, títulos honoríficos de honra ao mérito e título honorífico de cidadão do Estado de Rondônia além de votos de louvor. O proponente do ato foi o deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que presidiu a mesa no auditório Amizael Gomes da Silva.

O presidente da sede administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Acre e Norte de Rondônia, pastor Emerson Campanholo, fez uso da tribuna. Ele destacou as ações que executamos diariamente e que não recebem destaque algum.

“Será que dentro da palavra de Deus, existe uma palavra ou um ato que seja potencializador? Eu creio que um livro da Bíblia, de uma página, possa ser uma mudança completamente na história. Provavelmente, você passa desapercebido pelo livro de Argeu, no 1º Testamento. Eu destaco dois versículos. Um diz que os atos do governo, do Legislativo e do Executivo também estão presentes para dar relevância aos atos biblícos”, disse.

Deputado Alex Redano conduziu a solenidade (Foto: Rafael Oliveira)

A cantora gospel, Tatila França, foi convidada para cantar um hino, que falava de um guerreiro que tinha garra e determinação. Segundo o pastor Emerson, esses são elementos necessários para se alcançar a notoriedade da história. Ao final do canto, ele fez uma oração.

Diversidade

O deputado estadual Alex Redano agradeceu a presença de todos e destacou a diversidade de pessoas homenageadas neste dia. Observou que muitos dos homenageados eram defensores públicos, pastores, fiéis, atletas, igrejas e policiais que ajudam a combater a criminalidade.

“São pessoas que levam o nome de Rondônia para o mundo e nos enchem de orgulho. São pioneiros que desbravaram, verdadeiramente, esse Estado. Deixaram um legado, mas, muitas vezes, passam despercebidos pela maioria. Esse é o momento que temos para homenagearmos essas pessoas”, declarou.

Para Alex Redano, homenagens valorizam a história de cada personagem que contribuiu com a formação do estado (Foto: Rafael Oliveira)

A promotora de Justiça Valéria Giumelli Canestrini também participou da sessão solene e usou a tribuna para falar sobre a importância da homenagem a todos os presentes.

O defensor público geral da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE), Victor Hugo de Souza Lima, foi um dos participantes da homenagem. Ele elogiou a decisão do deputado Alex Redano em realizar uma sessão solene em nome das pessoas de vários setores e que tanto fazem por Rondônia. “Todos merecem essa homenagem pelas instituições que representam e pelo papel que desempenham. Isso faz toda a diferença para que as pessoas, em especial, as menos favorecidas tenham atendimento e atenção do Estado”, afirmou.

Quem também fez uso da palavra foi o defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, que enalteceu a homenagem feita pelo parlamentar Alex Redano. O defensor enfatizou a capacidade de diálogo do deputado. “O senhor consegue conversar com todos os setores deste Estado. Isso é um trabalho muito importante que engrandece essa Casa de Leis. É indispensável”, disse.

Grande público prestigiou a solenidade no auditório da Alero (Foto: Rafael Oliveira)

O capitão PM Suffi subiu ao púlpito onde afirmou que o reconhecimento por parte da Casa de Leis, faz com que tenha convicção de que a segurança está no caminho certo. Ele agradeceu o apoio que tem recebido dos parlamentares estaduais. “Aqui em Rondônia não romantizamos ou vitimizamos marginais. Aqui, criminoso não se cria. De janeiro a abril tiramos mais de 100 armas por mês das ruas. Isso mostra o comprometimento da instituição e o alinhamento entre a Sesdec (Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania), o Comando Geral da Polícia Militar, o Judiciário, a Casa de Leis, o Judiciário e o chefe do Executivo estadual”, observou.

O capitão de corveta da Marinha Brasileira, Marcos Sérgio dos Santos Matos, elogiou a iniciativa do deputado estadual Alex Redano em reconhecer o trabalho desenvolvido pela capitania dos portos em Rondônia. Após todas as falas, foi feita a entrega das homenagens.

Texto: Ivanilson Tolentino I Secom ALE/RO

Fotos: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO

Fonte: Assembleia Legislativa de RO
https://ocombatente.com/alex-redano-presta-homenagem-em-sessao-solene-a-pessoas-e-entidades-de-destaque-em-rondonia/

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Ieda Chaves faz parte da ação "S.O.S Rio Grande do Sul" que mobiliza doações em Rondônia
Proposta é reunir o maior volume possível de suprimentos para ajudar os gaúchos.

Uma ação humanitária e de ajuda mútua em Rondônia está sendo mobilizada para apoiar o povo gaúcho após a catástrofe climática que atingiu o estado há alguns dias. A campanha solidária "S.O.S Rio Grande do Sul" foi lançada nesta quarta-feira (8) em Porto Velho e conta com a participação da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), do gabinete da deputada estadual e primeira-dama, Ieda Chaves, da Empresa União Cascavel de Transportes e Turismo Ltda. (Eucatur) e veículos da imprensa.

Com o objetivo de tocar o coração de todos, Ieda Chaves destacou sua liderança junto às primeiras-damas dos 52 municípios para a coordenação local da campanha e convocou a população a aderir à iniciativa. "Temos muitas famílias sofrendo. E o que estamos vendo na mídia é muito menor do que a realidade. É uma tragédia sem precedentes. Precisamos nos unir nessa causa para ajudar com o máximo que pudermos", disse.

A campanha visa coletar diversos tipos de doações, incluindo: alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, produtos de cama, mesa e banho, utensílios domésticos, fraldas (infantis e geriátricas), ração (cães e gatos), calçados, agasalhos e água mineral.

"Contamos com a solidariedade e empatia de todos. Se você puder doar apenas um pouco, doe. Juntando um pouquinho de cada um, vamos fazer a diferença", reiterou Ieda Chaves.

Parceria com os 52 municípios

O presidente da Arom e prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, afirmou que não há uma meta específica para a campanha, mas sim um esforço conjunto das prefeituras na coleta e envio das doações ao Rio Grande do Sul. Segundo ele, o objetivo é arrecadar a maior quantidade possível de suprimentos para auxiliar o povo gaúcho após a tragédia.

"Todos os prefeitos de Rondônia e primeiras-damas vamos juntos buscar a maior arrecadação possível. Em três ou quatro dias, as doações já começarão a chegar ao Rio Grande do Sul através da Malha Viária. Tenho certeza que os brasileiros de Rondônia farão a sua parte para ajudar nossos irmãos gaúchos", expressou Hildon Chaves.

Representando os gestores municipais, o prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, esteve presente na cerimônia de lançamento da campanha e destacou a importância da colaboração de todos os rondonienses.

"O nosso pedido é a colaboração de todos, independente do município ou porte. Cada um de nós precisa fazer a sua parte. A união de esforços fará com que o estado de Rondônia ajude o Rio Grande do Sul neste momento tão difícil", disse Fúria.

Logística

A Eucatur, empresa com 52 anos de atuação em Rondônia, será responsável pela logística da campanha (coleta e entrega das doações ao Rio Grande do Sul). O diretor da empresa, Airton Gurgacz, destacou a importância de embalar os produtos de forma organizada para facilitar o trabalho de recebimento e distribuição no estado gaúcho.

"Fazemos várias linhas no Sul e estamos juntos na região para auxiliar nessa iniciativa. É um momento de união e solidariedade com nossos irmãos gaúchos", acrescentou Gurgacz.

Números

De acordo com o balanço divulgado pelo Governo do Rio Grande do Sul na noite de terça-feira (7), a catástrofe climática atingiu 401 municípios do estado, causando: 95 mortes; 48.799 pessoas em abrigos; 159.036 desalojados; 1.443.950 pessoas afetadas; 372 feridos; e 131 desaparecidos

 

Pontos de Coleta

Os pontos de coleta das doações estão divididos em diversas regiões da cidade, sendo:

PREFEITURA DE PORTO VELHO (PRÉDIO DO RELÓGIO)

Endereço: Av. Sete de Setembro, 237- Centro

AROM

Endereço: Av. Farquar, 2985, Bairro Panair Porto Velho

EUCATUR

Endereço: Av. Gov. Jorge Teixeira, 1296

SIC TV

Endereço: Av. Pref. Chiquito Esse, 2864, Bairro Flodoaldo Pontes Pinto.

SGC

Endereço: Av. Calama, 2666, Sala 01, bairro Liberdade.

RONDOVISÃO

Endereço: Rua da Alegria, 4494, Bairro Nova Floresta.

REDE AMAZÔNIA

Endereço: Rua Miguel Chakian, 546, bairro Nova Porto Velho.

Texto: Etiene Gonçalves

Fotos: Marcos Nobre Jr. 
https://ocombatente.com/ieda-chaves-faz-parte-da-acao-s-o-s-rio-grande-do-sul-que-mobiliza-doacoes-em-rondonia-2/

terça-feira, 21 de maio de 2024

Produtores do distrito do Iata, em Guajará-Mirim, recebem trator de pneus adquirido com emenda da deputada Sílvia Cristina
Parlamentar destinou R$ 300 mil para a compra do veículo, entregue para a Associação Ampadi

Os produtores rurais do distrito do Iata, em Guajará-Mirim, receberam um trator de pneus adquirido através de emenda da deputada federal Sílvia Cristina (PL), no valor de R$ 300 mil. O veículo já havia chegado à Associação de Moradores e Pescadores e Agricultores do Iata (Ampadi) e o final de semana marcou a entrega oficial.

"O trator já tinha sido entregue e estava trabalhando, mas fiz questão de vir cumprimentar a comunidade e reforçar o meu compromisso em seguir apoiando o homem do campo. Sou reconhecida como a deputada da saúde e sei o quanto esse reconhecimento é importante, mas também atuamos em outras áreas, como no apoio à produção agropecuária", destacou a deputada.

Sílvia Cristina foi recebida pelo presidente da Ampadi, João Carneiro, que agradeceu pelo benefício. "O trator chegou e já trouxemos para trabalhar nas propriedades rurais, pois a finalidade é essa: atender aos pequenos produtores. Somos gratos pela atitude da deputada, em nos apoiar", acrescentou.

O Netinho e o vereador Elias Crispin, que solicitaram o trator para a Associação, acompanharam a deputada na solenidade, que reuniu moradores do distrito. "Apoiar o homem do campo é importante para assegurar a ampliação da produção agrícola, que é a base da nossa economia, gerando emprego e renda para as famílias. Registro e agradeço também o trabalho da prefeitura de Guajará-Mirim, que agilizou o convênio e permitiu a compra do trator para a Associação", finalizou a deputada.
https://ocombatente.com/produtores-do-distrito-do-iata-em-guajara-mirim-recebem-trator-de-pneus-adquirido-com-emenda-da-deputada-silvia-cristina/

segunda-feira, 20 de maio de 2024

PREVIDÊNCIA Prefeitura publica decreto convocando servidores municipais para realizarem o Censo Previdenciário
Todos os servidores efetivos que estão ativos, aposentados, pensionistas e seus dependentes devem realizar o Censo Previdenciário

A Prefeitura de Porto Velho, por meio do Decreto nº 19.955, de 03 de maio de 2024, convoca todos os servidores efetivos municipais ativos, aposentados e pensionistas, para participarem do Censo Previdenciário 2024.

De acordo com o decreto, o Censo Previdenciário visa o “aprimoramento e informatização da Gestão de Pessoas e Previdenciárias de dados cadastrais, funcionais e financeiros dos servidores públicos efetivos ativos, aposentados e pensionistas, bem como seus respectivos dependentes, vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Município de Porto Velho”.

O Censo tem como objetivo principal a criação, atualização e consolidação do Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de Previdência Social, como forma de realizar o cruzamento das informações com dados de outros sistemas previdenciários, principalmente os administrados pelo Ministério da Previdência Social (MPS).

O Censo Previdenciário se dará na forma presencial e na forma de autocadastramento on-line.

Todos os servidores efetivos ativos e inativos, aposentados e pensionistas e seus dependentes, devem participar do Censo Previdenciário, através do agendamento no período de 06 de maio a 12 de julho de 2024.

O atendimento presencial ocorrerá no período de 20 de maio a 12 de julho de 2024, conforme agendamento.

O Censo também deve ser realizado pelos “servidores que se encontram em gozo de férias, licença sem vencimentos, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-doença ou cedidos para outro órgão”.

Para os servidores aposentados e pensionistas que não possuem acesso à internet e/ou não consigam realizar o agendamento, bem como se possuírem dúvidas, poderão acionar a central de atendimento por meio do Telefone/WhatsApp: 0800- 800-3400.

Importante ressaltar que, os servidores públicos efetivos municipais ativos, aposentados e pensionistas, que não participarem do censo previdenciário poderão ter a suspensão do pagamento das respectivas remunerações ou proventos, os quais somente serão restabelecidos quando da sua regularização.

O período em que o segurado ativo se ausentar de suas atividades em razão do Censo não será considerado como falta ou atraso, devendo comprovar o seu comparecimento perante a chefia imediata por meio de apresentação do comprovante de recadastramento, caso necessário.

AGENDAMENTO

Para efetuar o recadastramento previdenciário é necessário primeiro agendar o atendimento por meio do seguinte endereço eletrônico: http://nuvem.agendacenso.com.br/ipam, no período de 06/05/2024 até 12/07/2024.

No momento do agendamento, será escolhido a data, horário e local para a realização do atendimento presencial, que ocorrerá no período de 20/05/2024 a 12/07/2024, mediante apresentação dos documentos. CLIQUE AQUI para acessar a lista completa da documentação.

LOCAIS

– Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (IPAM) – Av. Carlos Gomes, nº 1645, bairro São Cristóvão;

– Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) – Av. Campos Sales, nº 2283, Centro

– Escola Joaquim Vicente Rondon – Rua Garopaba, nº 2615, bairro Cohab.

Outras localidades a serem definidas como polo para a realização do Censo Presencial serão divulgadas posteriormente.

Confira o edital na íntegra.

Texto: Augusto Soares

Foto: SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
https://ocombatente.com/previdencia-prefeitura-publica-decreto-convocando-servidores-municipais-para-realizarem-o-censo-previdenciario/

domingo, 19 de maio de 2024

Com atenção voltada à resolutividade célere de demandas, MPRO lança novo sistema da Ouvidoria
O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) lança, nesta segunda-feira (6/5), um sistema para agilizar as demandas no âmbito da Ouvidoria que passa a ser integralmente eletrônico. A Ouvidoria do MPRO serve como um canal para receber as reivindicações da população, que procura na instituição o suporte necessário para a solução de problemas.

Anteriormente, no atendimento presencial, para a demanda ser direcionada à unidade competente, era realizado um trabalho totalmente manual para o desencadeamento do cadastro e registro no sistema Extradigital.

A implementação do módulo Ouvidoria no sistema Extradigital encerra o trabalho manual no tratamento dos requerimentos no órgão, que, com o novo módulo traz ao Ministério Público um ambiente voltado ao atendimento dos anseios da população mais célere e eficiente, especialmente, quando se refere ao aumento de produtividade, controle de qualidade, melhoria da gestão e celeridade.

Segundo o Diretor de Tecnologia da Informação do MPRO, João Ricardo da Silva, o foco do sistema é proporcionar melhoria no atendimento à sociedade. “O maior ganhador é o cidadão rondoniense, e por que não dizer, brasileiro, que com a eficiência operacional em resposta às demandas encaminhadas, terá maior resolutividade às suas necessidades”, informou.

A implementação do módulo Ouvidoria no sistema Extradigital é parte da política de evolução contínua da Diretoria de Tecnologia da Informação, proporcionando um atendimento mais rápido e eficiente às necessidades do cidadão.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
https://ocombatente.com/com-atencao-voltada-a-resolutividade-celere-de-demandas-mpro-lanca-novo-sistema-da-ouvidoria/

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Mediante atuação do MP de Rondônia, foragido condenado por homicídio em Corumbiara é preso em Mato Grosso
A atuação do Ministério Público de Rondônia resultou na prisão, em Colniza (MT), de um foragido da Justiça rondoniense, condenado a 12 anos de reclusão por homicídio qualificado. O crime foi praticado em 2011, no Município de Corumbiara.

A localização e a prisão do homem compõem programa de ação do Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública (GAESP) do MPRO. O cumprimento do mandado contou com o apoio da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso.

De acordo com denúncia do Ministério Público, no ano de 2011, o réu desferiu golpes de faca contra uma mulher, dentro de um bar, no distrito de Vitória da União, no Município de Corumbiara, comarca de Cerejeiras.

O ataque ocorreu enquanto a vítima dormia em uma cadeira (mediante recurso que dificultou a defesa da vítima) e em razão de ela ter ofendido o pai do réu anteriormente (motivo fútil).

Levado a julgamento em 2012, o homem foi sentenciado a 12 anos de reclusão em regime fechado por homicídio duplamente qualificado. O réu encontrava-se foragido desde o crime.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
https://ocombatente.com/mediante-atuacao-do-mp-de-rondonia-foragido-condenado-por-homicidio-em-corumbiara-e-preso-em-mato-grosso/
TRANSPARÊNCIA Prefeitura de Porto Velho e parceiros realizam 1º Encontro Estadual de Controle Interno em Ji-Paraná
Evento visa fortalecer alicerces éticos e fomentar uma cultura organizacional sólida e transparente na gestão pública

Integrantes da Prefeitura de Porto Velho participaram do 1º Encontro Estadual de Controle Interno, com objetivo de fortalecer ainda mais a gestão pública e proporcionar mais transparência. O evento começou na quinta-feira (2) e continua nesta sexta (3), no auditório do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), no município de Ji-Paraná.

Promovido pela Controladoria Geral do Município de Porto Velho (CGM), em parceria com a Controladoria Geral de Rondônia (CGE) e Associação Rondoniense de Municípios (Arom), o evento tem como objetivo promover uma reflexão abrangente sobre os conceitos e práticas relacionados à integridade, visando fortalecer os alicerces éticos e fomentar uma cultura organizacional sólida e transparente.

O encontro ainda conta ainda com o apoio da prefeitura de Ji-Paraná, da Associação dos Membros dos Tribunais de Conta do Brasil, Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público de Rondônia e da Associação dos Servidores do Grupo Ocupacional de Controle Interno.

Representantes governamentais e várias entidades da sociedade civil rondoniense prestigiam os dois dias do evento, na expectativa de compartilharem conhecimento e estratégias para o aprimoramento das práticas de controle interno nas instituições. Em prol de uma administração pública mais transparente, ética e eficiente.

Parte do secretariado da Prefeitura de Porto Velho e corpo técnico participam do encontro, como por exemplo, Fabricio Jurado, assessor executivo da Secretaria Geral de Governo, o titular e adjunto da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), Sérgio Pacífico e Rafael Figueiredo.

O evento, que segue nesta sexta-feira (3), também pode ser acompanhado em tempo real pelo canal da Prefeitura de Porto Velho no YouTube.

TEMAS

A Importância do Controle Interno na Aplicação das Políticas Públicas foi o primeiro painel apresentado pela manhã de quinta-feira. As explanações foram feitas pela secretária de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU/RO), Paula Gigliane de Oliveira; Miguidônio Loiola Neto, do Ministério Público de Contas (MPC-RO) e Jeoval Batista, da Controladoria Geral do Município de Porto Velho (CGM), tendo como mediadora Louise Fernanda Oliveira, também da CGM/PVH.

Em sua fala inicial, Paula Gigliane explicou que a missão do TCU é acompanhar as políticas públicas e contribuir para o aperfeiçoamento da administração pública, e que os órgãos de controle internos (CGM) são peças fundamentais nesse processo.

Acrescentou que o TCU trabalha em rede, por entender que trabalhar de forma isolada é muito menos efetivo, daí a importância de atuar de forma articulada com os órgãos de controle externo e interno.

“Ele tem a função de acompanhar, dar a mão para o gestor e orientar para dizer por onde ele pode ir, para que juntos possam construir esse caminho”, comentou.

Assuntos tratados no período da tarde de quinta:

*A Importância da Implementação do Programa de Integridade na Gestão Pública, com Tâmara Padoim Marques, do MPE/RO;

*Responsabilização Administrativa na Lei Anticorrupção: uma nova abordagem na sua aplicação, com Edmar Camata (Conaci);

*Fortalecimento dos Mecanismos de Transparência, Integridade e Participação Social, apresentado por Sônia Maria Moraes, da Controladoria Geral da União (CGU/RO).

Programação desta sexta-feira (3):

8h30 - Auditoria Interna Governamental: Novos Desafios e Oportunidades Responsável: Ricardo Plácido Ribeiro (CGU-RO)

10h30 - 12h - Ética e Integridade no serviço Público

Responsáveis: Luiz Afonso Floriani e Anderson Marcelo Ferreira (CGE/RO)

12h - 14h - Intervalo para almoço

14h - 15h - Gestão de Riscos na Nova Lei de Licitações

Responsável - César Augusto Oliveira (SML/PVH)

15h - 16h - Sistemas de Tecnologia de Informações e Ferramentas de Otimização da Produtividade

Responsável - Saulo Roberto do Nascimento (SMTI/PVH) e Edemir Brasil (Semur/PVH)

16h - Cerimônia de Encerramento

17h - Coffee break

Texto: Augusto Soares

Foto: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
https://ocombatente.com/transparencia-prefeitura-de-porto-velho-e-parceiros-realizam-1o-encontro-estadual-de-controle-interno-em-ji-parana/

quarta-feira, 15 de maio de 2024

Árbitra assistente de Rondônia é designada para decisão do campeonato alagoano
A partida decisiva acontece em Arapiraca, cidade distante 132 km de Maceió, capital de Alagoas

ASA e CRB, decidem no próximo sábado, 30/03, o título de campeão alagoano 2024, e a arbitragem de campo e do VAR será de fora do estado. O carioca Wagner do Nascimento Carvalho apita o jogo, os assistentes são: Nailton Junior do Ceará e a rondoniense Márcia Bezerra.

É uma prática comum em competições regionais ter árbitros de fora do estado para garantir imparcialidade e qualidade na arbitragem. A presença de árbitros experientes como Wagner do Nascimento Carvalho, Nailton Junior e Márcia Bezerra certamente contribuirá para um jogo justo e emocionante. Como será a grande final do alagoano de futebol.

Os homens do VAR, são de São Paulo e Rio de Janeiro. Todos pertencentes ao quadro da CBF. A partida decisiva acontece em Arapiraca, cidade distante 132 km de Maceió, capital de Alagoas, no estádio Coaracy Fonseca.
https://ocombatente.com/arbitra-assistente-de-rondonia-e-designada-para-decisao-do-campeonato-alagoano/

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Vídeo: ataque russo destrói 'Castelo do Harry Potter' e deixa 5 mortos
 

YULII ZOZULIA / NurPhoto / NurPhoto via AFP

Palácio dos Estudantes da Academia de Direito de Odesa está em chamas devido a um ataque com mísseis russos

Ao menos cinco pessoas morreram e 27 ficaram feridas durante um ataque com mísseis russos contra edifícios residenciais e infraestrutura civil na cidade de Odessa, no sul da Ucrânia. O ataque aconteceu na segunda-feira (29), segundo o governador regional Oleh Kiper.

Um dos alvos dos ataques russos foi o “Castelo de Harry Potter", edifício de estilo gótico que ficou em chamas após o bombardeio. O prédio integra a Academia de Direito de Odessa, e ficou conhecido por sua similaridade com os castelos da franquia de filmes.

Inicialmente, o número de vítimas eram quatro, mas foi constatado mais uma morte nesta terça-feira (30).

“Infelizmente, o número de vítimas do ataque com mísseis russos de ontem em Odessa aumentou para cinco pessoas”, disse o governador.

Kiper comunicou também que o número de vítimas aumentou após a morte de um homem que foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital.

Kiper disse que 23 feridos ainda estavam recebendo tratamento médico.

“Oito deles estão em estado grave, incluindo quatro em estado extremamente grave, incluindo uma menina de quatro anos”, disse ele. “Nossos médicos estão fazendo o melhor que podem”, acrescentou.

Veja imagens do castelo:

 

Ataque russo na Ucrânia atinge "Castelo de Harry Potter". Prédio da Academia de Direito de Odessa ficou conhecido por ser parecido com os castelos da famosa sequência de filmes. Bombeiros atuam para conter as chamas.

Vídeo: AFP. pic.twitter.com/XWdYSKQBW7

— iG Último Segundo (@ultimosegundo) April 30, 2024

 

A cidade de Odessa fica o porto do Mar Negro, que é vital para as exportações ucranianas. O local é regularmente alvo de ataques mortais de mísseis e drones.

A Rússia tem atacado repetidamente cidades ucranianas há meses e avançado na frente oriental da Ucrânia antes da chegada de armas cruciais dos Estados Unidos para Kiev.

 

 

 

 

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.

Fonte: Internacional
https://ocombatente.com/video-ataque-russo-destroi-castelo-do-harry-potter-e-deixa-5-mortos/

domingo, 12 de maio de 2024

Nota de pesar - Pai e avô de servidores
O Poder Judiciário de Rondônia manifesta condolências pelo falecimento do Sr. Sérgio Machado Ribeiro, pai dos servidores Neusa de Cássia Souza Ribeiro da Cruz, diretora de cartório em Guajará-Mirim, e Ricardo Souza Ribeiro, lotado na Corregedoria-Geral; e avô do técnico Judiciário David Victor Ribeiro Pontes Simioni, lotado em Porto Velho.

O falecimento ocorreu nesta sexta-feira (26). O velório acontece na capela da funerária Renascer, em Porto Velho, e o cortejo sairá às 16h30, para o cemitério Recanto da Paz.

O Poder Judiciário de Rondônia, por meio de seu presidente, desembargador Raduan Miguel Filho, manifesta profundo pesar, desejando que familiares e amigos encontrem conforto e serenidade nesse difícil momento de perda irreparável.

Assessoria de Comunicação Institucional

JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.

Fonte: TJ RO
https://ocombatente.com/nota-de-pesar-pai-e-avo-de-servidores/

quinta-feira, 9 de maio de 2024

AGRO: Produção de grãos aumenta a cada ano e portos do Arco Norte lideram na exportação de soja
Rondônia integra o Arco Norte e escoa sua produção e parte da produção do Mato Grosso pela hidrovia do Madeira

Com a safra de grãos crescendo no país, registrando em 2022/2023 uma produção de 322,8 milhões de toneladas, com grande parte desse volume destinada à exportação, os portos que integram o chamado Arco Norte seguem na liderança do escoamento de soja para a exportação. É o que aponta o Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Pelo sistema do Arco Norte, passaram 33,8% do total nacional da oleaginosa exportada no mês de dezembro de 2023. No mesmo mês de 2022, eram 32,7% das exportações de soja pelos portos dessa importante via.

Porto Velho integra o Arco Norte e os portos que operam o transbordo de grãos no Estado, registraram crescimento nas operações. Novos investimentos estão sendo feitos, inclusive, de olho em atender essa crescente demanda pelo escoamento da produção agrícola. Rondônia atravessa um momento de expansão em sua produção agropecuária, com a capital se consolidando como um município produtivo.

PORTO ORGANIZADO

Um bom exemplo dessa expansão é o Porto Organizado de Porto Velho, administrado pela Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph), que deve movimentar 2 milhões de toneladas de carga em 2024. Em 2023, as operações no Porto chegaram a 1,7 milhão de toneladas, sendo 1,5 milhão de grãos, com a soja sendo o carro-chefe. Para 2025, a expectativa é de 2,4 milhões. O Porto opera 24 horas.

CARGILL

De olho nesse crescimento da produção em Rondônia e no Centro-Oeste, a empresa Cargill, que opera em Porto Velho transportando produtos pelo rio Madeira, do Brasil para o mundo, através do Arco Norte. Atualmente, por ano, são transportados cerca de 2 milhões de toneladas de grãos que passam pelo Terminal e portos que prestam serviços para a Cargill na capital de Rondônia.

A unidade em Porto Velho recebe soja e milho de Rondônia e do Mato Grosso, transportada em carretas, que é carregada em barcaças até Santarém (PA). De lá, os grãos são colocados em grandes navios cargueiros e levados pelo Atlântico até o seu destino final, abastecendo mercados em vários países.

Em suas operações de transbordo de cargas, a Cargill gera atualmente cerca de 93 empregos diretos e 27 terceirizados, totalizando 120 colaboradores entre os diretos e indiretos dentro do porto.

A Cargill está construindo uma nova unidade de transbordo de cargas, na Zona Urbanística Específica Portuária de Porto Velho (Zuep), na margem direita do rio Madeira. O novo terminal vai ocupar uma área de 50 hectares e terá capacidade para transportar mais de 6 milhões de toneladas de grãos por ano, na fase final de implementação.

A empresa alega que prioriza a mão de obra local, como um compromisso em todos os locais onde possui operações. "Isso já acontece em Porto Velho desde 2003, quando a companhia se instalou na região. Com o novo terminal, serão gerados cerca de 140 empregos diretos", de acordo com o gerente do terminal de operações da Cargill, Enéias Melo.

Para a empresa, Porto Velho desempenha um importante papel na logística da região Norte. "Com isso, o empreendimento vai ampliar a capacidade de escoamento da produção de grãos do Centro-Oeste, posicionando a cidade como um ponto logístico ainda mais importante para o agronegócio brasileiro. Com certeza, é um empreendimento que vai gerar novas oportunidades de crescimento para Porto Velho", avalia Melo.

Sobre a expansão da empresa na capital, "o propósito da Cargill é conectar agricultores com mercados, clientes com ingredientes, pessoas e animais com os alimentos que precisam para prosperar. Assim, continuar investindo na região e no país faz parte da missão da companhia de ajudar a alimentar o mundo".

Texto: Eranildo Costa Luna

Foto: Wesley Pontes/ Felipe Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
https://ocombatente.com/agro-producao-de-graos-aumenta-a-cada-ano-e-portos-do-arco-norte-lideram-na-exportacao-de-soja/
Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa pelo menos 10 mortos
Pelo menos dez pessoas morreram em um incêndio de grandes proporções que atingiu uma pousada na Avenida Farrapos, no centro de Porto Alegre, na madrugada desta sexta-feira (26). O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul mobilizou cinco caminhões para combater as chamas no prédio de três pavimentos. Nas redes sociais, a corporação informou que o fogo foi controlado.

“Conforme o nosso comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Lúcio Junes da Silva, foram confirmadas dez vítimas e o local funcionava de forma irregular. A perícia criminal está no local para identificar as vítimas e investigar as causas do incêndio”, destacou o corpo de bombeiros, por meio nota.

Os feridos foram levados para o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS). Também pelas redes sociais, a prefeitura de Porto Alegre informou que duas pessoas estão em estado grave e seis passam por atendimento de menor gravidade.

“Com profunda tristeza acompanho a apuração do incêndio com vítimas na Pousada Garoa, na Farrapos. A prioridade agora é o atendimento aos cidadãos resgatados e encaminhados ao HPS. A prefeitura trabalha para acolher os moradores e apoiar a investigação dessa tragédia”, postou o prefeito Sebastião Melo.

Em seu perfil no X, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse que o incêndio causa profunda consternação. “Seguimos mobilizados no rescaldo dessa tragédia e na identificação das causas das chamas. Meus sentimentos aos familiares das vítimas.”

Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) monitoram e orientam o trânsito no entorno da ocorrência. Em nota, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul informou que a investigação está a cargo da 17ª delegacia de polícia, coordenada pelo delegado Daniel Ordahi.

“As diligências estão sendo tomadas e acompanhadas junto ao corpo de bombeiros, Defesa Civil, Brigada Militar e Instituto Geral de Perícias. Estão sendo aguardados os relatórios técnicos e resultados das demais apurações investigativas.”

*Colaborou Alex Rodrigues

Fonte: EBC GERAL
https://ocombatente.com/incendio-em-pousada-de-porto-alegre-deixa-pelo-menos-10-mortos/

quarta-feira, 8 de maio de 2024

ESPORTE E LAZER Capoeira transforma vidas de crianças e jovens do programa Talentos do Futuro
As aulas gratuitas acontecem em dois polos em Porto Velho

Com o objetivo de estimular a inclusão social, agregando esporte, luta, dança e cultura popular, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), vem transformando a vida de cerca de 50 crianças e jovens do programa Talentos do Futuro que praticam a modalidade de capoeira.

A capoeira, uma expressão cultural brasileira que combina dança, acrobacias, ginga, luta e brincadeiras, é ideal para promover o desenvolvimento físico e emocional dos alunos, promovendo ainda a autoconfiança e sociabilidade.

O programa oferece aulas gratuitas em dois polos da cidade: na quadra Sérgio Carvalho no bairro Esperança da Comunidade, e na Associação de Moradores do bairro Jardim Santana. Os atletas recebem uniformes, instrumentos musicais da capoeira e ainda lanche nos dias de treino.

Os alunos aprendem técnicas e aspectos históricos e culturais da capoeira como uma arte marcial genuinamente brasileira. Tudo é realizado usando a prática do esporte como uma ferramenta de transformação da realidade dos capoeiristas. As atividades são conduzidas pelo mestre Kuka, que não só compartilha a técnica, mas também a história e a filosofia por trás dessa arte.

O programa Talentos do Futuro proporciona uma experiência social enriquecedora, criando um senso de comunidade e apoio entre os participantes. Gabriel Natan, 14 anos de idade, pratica a modalidade há 3 anos e apresenta bons resultados com os treinos. "No início foi um pouco difícil, mas com os treinos fui melhorando, e hoje gosto muito de treinar capoeira aqui no Esperança da Comunidade", disse Gabriel.

Quem conheceu a capoeira há 5 anos foi a atleta Isabela Santorine, que tem 12 anos de idade. A capoeirista treina na quadra Sérgio Carvalho e faz questão de comparecer sempre aos treinos. "É uma alegria treinar capoeira no Talentos do Futuro. Nossas aulas são maravilhosas e o mestre ajuda os alunos que têm mais dificuldade", finaliza.

Nos últimos anos, com investimentos da Prefeitura de Porto Velho, foi possível o crescimento da modalidade. De acordo com a secretária da Semes, Ivonete Gomes, com o programa os alunos têm uma perspectiva de futuro melhor com o esporte. "É uma imensa alegria ver a evolução dos nossos capoeiristas. Nosso programa tem essa finalidade de proporcionar saúde e cidadania para os alunos", conclui a secretária.

Texto: André Oliveira

Foto: André Oliveira

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
https://ocombatente.com/esporte-e-lazer-capoeira-transforma-vidas-de-criancas-e-jovens-do-programa-talentos-do-futuro/

terça-feira, 7 de maio de 2024

Homem preso Colina Verde acusado de abusar sexualmente da sobrinha por 10 anos
Homem é preso acusado de abusar sexualmente da sobrinha desde os 7 anos de idade, no distrito de Colina Verde em Governador Jorge Teixeira

Um homem de nome e idade não divulgados pelas autoridades, foi preso na manhã de segunda-feira,22, no distrito de Colina Verde em Governador Jorge Teixeira (RO). Ele foi acusado de ter abusado sexualmente da sobrinha desde que a vítima tinha 7 anos de idade, hoje a jovem tem 17 anos.

O investigador Elizeu juntamente com mais colegas de profissão foi ao distrito que fica aproximadamente 85 km de Jaru, e procurou pelo acusado em diversos lugares, o homem foi preso na rua, ele não resistiu à prisão. Os abusos só foram descobertos, quando a adolescente completou 17 anos e foi morar na casa de um parente fora do município de Governador Jorge Teixeira.

Um membro da família percebeu sinais e conversando com a vítima ela teria dito o que aconteceu. O acusado de abuso sexual da sobrinha desde os sete anos, foi entregue Centro Regional de Ressocialização Augusto Simon Kempe – presidio – na linha 623 em Jaru, (RO).
https://ocombatente.com/homem-preso-colina-verde-acusado-de-abusar-sexualmente-da-sobrinha-por-10-anos/

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Operação Moto-perpétuo: PF combate desvio de recursos públicos do SUS
O desvio foi de aproximadamente R$ 14 milhões.

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (23/4), a Operação Moto-perpétuo, com objetivo de recuperar ativos que supostamente foram desviados do Sistema Único de Saúde (SUS), além de desarticular uma possível organização criminosa envolvida na ocultação desses bens. Esta ação é coordenada em três cidades do país: Curitiba/PR, São Paulo/SP e Balneário Camboriú/SC.

A investigação teve início após suspeitas levantadas durante a Operação Fidúcia, conduzida pela Polícia Federal. Na ocasião, foi identificado um esquema em que os investigados utilizavam Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) para fraudar licitações e desviar recursos públicos do SUS, totalizando um desvio de aproximadamente R$ 14 milhões nas cidades objeto da investigação, embora a auditoria da Controladoria Geral da União tenha apontado que o desvio seria de R$ 70 milhões em todo Paraná.

Durante a investigação atual, novos elementos foram angariados, indicando que os investigados teriam adquirido diversos bens em nome de terceiros, visando ocultar tais ganhos ilícitos. Esses bens foram registrados em empresas fictícias ou em nome de "laranjas", com o auxílio de um advogado e um contador.

A Operação Moto-perpétuo, deflagrada hoje, contou com a colaboração da Receita Federal, que contribuirá com a análise fiscal dos investigados. Um contingente de 55 policiais federais e dez analistas da Receita Federal foram mobilizados para cumprir 13 mandados de busca e apreensão em residências e empresas ligadas aos suspeitos.

Medidas como o sequestro de dez imóveis, avaliados em mais de R$ 20 milhões, e a apreensão de veículos de luxo foram autorizadas judicialmente. Ainda foi autorizada a apreensão de valores acima de R$ 10 mil e a indisponibilidade de cotas sociais de duas empresas, cujo capital totaliza meio milhão de reais. Desse modo, a investigação identificou quase R$ 30 milhões em bens ocultados.

Dentre os bens sequestrados, um dos apartamentos tem valor superior a  R$ 10 milhões de reais e, embora seja de uso dos denunciados, está cadastrado em nome de empresa fictícia que tem como como sócio pessoa que recebeu auxilio emergencial.

Os crimes sob investigação incluem lavagem de capitais, associação criminosa e organização criminosa, com penas que podem chegar até 18 anos de prisão.

Comunicação Social da Polícia Federal no Paraná

 
https://ocombatente.com/operacao-moto-perpetuo-pf-combate-desvio-de-recursos-publicos-do-sus/

domingo, 5 de maio de 2024

Encerrados dois cursos e três em andamento na Escola do Legislativo
Na sexta-feira (19) foram concluídos dois cursos ministrados na sede da Escola do Legislativo (EL), em Porto Velho, que é mantida pela Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). Nesta segunda (22) foram abertos novos cursos que serão desenvolvidos durante a semana visando a capacitação profissional dos servidores públicos.

Até sexta-feira (26) estão em andamento os cursos de Fotografia e de Produção Livre de Texto, pela manhã (8h às 12h) e à tarde, de Filmagem e Edição de Texto. Todos com 20 horas/aula de duração e com expedição de certificados de conclusão ao final dos cursos aos alunos que completaram a carga horária.

A finalidade dos cursos disponibilizados pela escola dos deputados é capacitar de forma permanente o servidor público da casa, “sempre visando a melhoria permanente nos gabinetes dos deputados, do pessoal técnico- administrativo, e atender da melhor maneira possível a comunidade”, diz o diretor-geral da escola, Alexandre Silva.

A EL também mantém parcerias com as câmaras de vereadores, prefeituras, governos (federal e estadual), autarquias, entidades classistas, associações, Tribunal de Contas (federal e estadual), Ministério Público (MP) de Rondônia, Tribunal de Justiça (TJ). Segundo Alexandre Silva, “são mais de 40 cursos disponibilizados aos servidores públicos, gratuitos e certificados, além de oferecer à comunidade as vagas não preenchidas”.

Os cursos que estão em andamento na sede da escola em Porto Velho na rua Major Amarante, 390, região central da capital, serão encerrados na sexta-feira. Os alunos concluintes das disciplinas terão um item a mais nos seus currículos, após receberem os certificados.

Até o final de semana será publicada a grade de cursos do próximo mês de maio.

Texto: Waldir Costa I Secom ALE/RO

Fonte: Assembleia Legislativa de RO
https://ocombatente.com/encerrados-dois-cursos-e-tres-em-andamento-na-escola-do-legislativo/
APICULTURA Com produção de mel em crescimento, Prefeitura de Porto Velho oferece cursos técnicos e apoia apicultores
Produção de mel triplicou nos últimos quatro anos na capital

Nos últimos anos, Porto Velho tem experimentado um crescimento exponencial em sua produção agropecuária. E esse aumento também chegou à produção de mel, que saiu de cerca de oito a 12 toneladas ao ano, em 2019, para mais de 30 toneladas em 2023. Os dados não são precisos, pois o setor ainda conta com muitos pequenos produtores não cadastrados pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric).

Em 2019, a Prefeitura de Porto Velho, através da Semagric, implantou o programa Mel do Porto, distribuindo centenas de caixas para criação, equipamentos de proteção para os apicultores, ofertando cursos técnicos de qualificação e capacitação e entregando outros equipamentos. A produção de mel no município se concentra na agricultura familiar.

"Desde então, a produção de mel está em franco crescimento no município e estamos hoje com cerca de 108 produtores cadastrados. A Prefeitura tem oferecido, em conjunto com parceiros, cursos, palestras e distribuído equipamentos para apoiar os apicultores. É um trabalho que já rende frutos e segue se expandindo", avalia o responsável técnico pela área de apicultura na Semagric, Roseval Guzo.

Com essa expansão, foi reativada/organizada a Associação dos Produtores e Meliponicultores da Amazônia (Apama), está apta a receber recursos, e conta hoje com 48 sócios e toda a produção é comercializada em Porto Velho, que tem um grande mercado consumidor. A Semagric inclusive já sinalizou com a cedência de uma área para a Apama construir uma agroindústria do mel, beneficiando o produto e ampliando a oportunidade de comercialização e de ganhos aos associados.

A produção de mel, além de oferecer alternativa econômica, também é uma atividade sustentável e com muita importância para o meio ambiente. As abelhas são muito importantes para a natureza e para a própria sobrevivência do homem. Além da produção de mel, própolis, cera e o pólen apícola, entre outros, o processo de polinização realizado pelas abelhas representa cerca de dois terços dos alimentos ingeridos pelos seres humanos. Com isso, ela contribui para o fomento e fortalecimento da economia no planeta.

DIA ESPECIAL

Em mais um evento visando promover a integração entre os apicultores e trazer novas informações para o setor, será realizado no próximo dia 11 de maio, a partir das 8h, o Dia Especial de Apicultura da Amazônia Ocidental. O evento é promovido pela Semagric e parceiros e vai reunir apicultores de Porto Velho e dos demais municípios de Rondônia.

O Dia Especial vai ocorrer no Café Quixadá, na Estrada do Areia Branca, KM 3,8 Ramal Quixadá, na zona rural de Porto Velho. Na ocasião, serão entregues 400 caixas para a criação de abelhas, entre outros produtos e equipamentos para os apicultores.

PROGRAMAÇÃO

08:00 - Inscrição para o Evento

08:30 – Café da Manhã

09:30 – Formação da Mesa de Cerimonial

10:30 – Entrega de Equipamentos

12:00 - Almoço

13:00 - Mesa Redonda (Debates e mini palestras)

15:00 - Encerramento

Texto: Eranildo Costa Luna

Foto: SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
https://ocombatente.com/apicultura-com-producao-de-mel-em-crescimento-prefeitura-de-porto-velho-oferece-cursos-tecnicos-e-apoia-apicultores/

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 100 milhões
As seis dezenas do concurso 2.715 serão sorteadas neste sábado (20), a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal, acumulado pela nona vez, está estimado em R$ 100 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Fonte: EBC GERAL
https://ocombatente.com/mega-sena-sorteia-neste-sabado-premio-acumulado-em-r-100-milhoes/
REABERTURA DO COMPLEXO DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA-MAMORÉ: RESGATANDO A NOSSA HISTÓRIA.
Desde os primórdios do surgimento de um lugar que deu origem à capital de Rondônia, a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi um marco de engenharia e coragem, que remonta ao Primeiro Ciclo da Borracha, com heróis da "ferrovia do diabo" e que desbravaram a selva para conectar os rios Madeira e Mamoré. Porto Velho nasceu sob os trilhos dessa ferrovia, crescendo com os pioneiros que enfrentaram os desafios de sua construção e do povoamento. A "dormente de ouro", segundo os historiadores, marcou a inauguração da EFMM, em agosto de 1912, simbolizando a conexão de povos e lugares pela força e determinação de quem transformou essa saga de conquista em um marco histórico para o nosso estado e para o Brasil.

No dia 04 de maio de 2024, uma nova página dessa história ganha vida com a reabertura do novo Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, após as obras de revitalização desde 2019. Foram cinco anos de espera, mas agora a estrutura está pronta para receber visitantes de todas as idades, oferecendo uma experiência que une o passado e o presente.

O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-Instituto Fecomércio, reconhecido pelo compromisso em contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região – contando com o apoio da Confederação Nacional do Comércio, a CNC, por meio das diretrizes elencadas pelo Presidente José Roberto Tadros, e ações coordenadas pelo Presidente do Sistema Fecomércio-RO, Raniery Araujo Coelho -, é parceiro  do Complexo Madeira-Mamoré para proporcionar uma série de eventos musicais, artísticos e exposições que prometem encantar o público. Essa parceria destaca o apoio do setor empresarial do comércio à preservação e promoção da cultura local, alinhado com iniciativas que impulsionam o crescimento e a valorização do nosso patrimônio.

Neste contexto, o vigor empreendedor do Grupo Amazon Fort – gestor do novo complexo – representa a característica empreendedora dos empresários do Estado, que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento econômico e social de Rondônia. Com a concessão pela Prefeitura para a utilização econômica do local, o Amazon Fort fechou uma parceria com o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-Instituto Fecomércio  para levar cultura, assistência, lazer e esporte a população portovelhense até o final do ano, através da promoção de atividades gratuitas para sociedade a  partir do mês de maio até dezembro de 2024.

MUSEU

Vale ressaltar que o museu da EFMM estará aberto para visitação mediante inscrição no Sympla, oferecendo um horário de funcionamento das 10h às 18h, totalmente gratuito. Com a gestão da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho – SEMDESTUR, os visitantes terão a oportunidade de explorar a história fascinante da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, evidenciando a importância da parceria público-privada na promoção do turismo cultural.

COMPLEXO

É importante esclarecer também que o Complexo Madeira-Mamoré estará totalmente aberto ao público, com entrada gratuita, reafirmando seu compromisso com a acessibilidade e a promoção da cultura e evidenciando a importância da parceria público-privada na promoção do turismo cultural. Os portões serão abertos às 10 horas da manhã, a partir do dia 04 de maio (sábado), com o funcionamento estendido até as 22h, proporcionando aos visitantes uma experiência completa e memorável.
https://ocombatente.com/reabertura-do-complexo-da-estrada-de-ferro-madeira-mamore-resgatando-a-nossa-historia/

quinta-feira, 2 de maio de 2024

FICCO/RO prende homem por tráfico de drogas em Porto Velho
Ele é investigado pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico

 

Equipes policiais que participam da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) realizaram, nesta quinta-feira, 18/4, o cumprimento de um mandado de prisão preventiva, expedido pela 1ª Vara de Delitos de Tóxicos de Porto Velho, contra um indivíduo na capital rondoniense.

Por meio do trabalho de investigação realizado pelas forças de segurança integrantes da FICCO/RO, constatou-se que o preso facilitava a introdução de entorpecentes em presídios estaduais. Se condenado, sua pena pode chegar a 25 anos de prisão.

As investigações irão continuar a fim de identificar se a prática tem ligação com alguma facção criminosa no estado.

A FICCO/RO é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Penal e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), tendo como objetivo a atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado em Rondônia.

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia
https://ocombatente.com/ficco-ro-prende-homem-por-trafico-de-drogas-em-porto-velho/

quarta-feira, 1 de maio de 2024

Senatran começa a notificar motoristas que ainda não fizeram exame toxicológico
 

O alerta chegará pela Carteira Digital de Trânsito (CDT). O último prazo para realização do teste é dia 30 de abril

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) começa a notificar nesta quinta-feira (17) os motoristas das categorias C, D e E que ainda não fizeram o exame toxicológico obrigatório. O alerta chegará pela Carteira Digital de Trânsito (CDT) e os condutores terão até 30 de abril para regularizar as pendências.

Segundo a Senatran, cerca de 3,4 milhões de condutores ainda não fizeram o exame. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) informou que a fiscalização será feita diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal. O valor da multa é de R$ 1.467,35 e começará a ser emitida a partir de maio.

 

"O prazo para motoristas com CNH com data de vencimento entre janeiro e junho, de qualquer ano, se encerrou em 31 de março e, agora, os condutores devem aproveitar a tolerância do dia 30 de abril, concedido pela legislação, para evitar multas", explica o diretor da ABTox, Pedro Serafim.

Seguindo as diretrizes do órgão:

- Os motoristas com CNH com data de vencimento de janeiro a junho, independentemente do ano, têm até 31 de março de 2024 para realizar o exame. Se perderem o prazo, poderão ser multados no início de maio, no valor de R$ 1.467,35.

- Os motoristas com CNH com data de vencimento de julho a dezembro, independentemente do ano, têm prazo até 30 de abril de 2024. Se perderem o prazo, poderão ser multados no início de junho, no valor de R$ 1.467,35.

Exame toxicológico na CDT

Motoristas podem conferir a situação de seus exames toxicológicos por meio da CDT, seguindo os passos abaixo:

 

- Acesse a área do condutor da CDT;

- Clique no botão "Exame toxicológico"

- Verifique se o prazo para realização está vencido;

- Em caso positivo, busque um dos laboratórios credenciados e faça a coleta para a realização do exame toxicológico.

O que é o exame toxicológico

O exame toxicológico de larga janela de detecção é um procedimento laboratorial não invasivo, não infectante e indolor, capaz de detectar se houve consumo abusivo de substâncias psicoativas em um período de 90 a 180 dias anteriores à coleta. Para isso, são usadas amostras de cabelos, pelos ou unhas. Em média, o exame custa R$135.

 

 
https://ocombatente.com/senatran-comeca-a-notificar-motoristas-que-ainda-nao-fizeram-exame-toxicologico/