sexta-feira, 26 de julho de 2024

Emily Narizinho ganhou as manchetes de todo o país depois de engravidar uma mulher após gravar pornô

 ☆  ☆  ☆  ☆  ☆

Na última quinta-feira (11) a web foi pega de surpresa após a influenciadora trans Emily Narizinho, expor que pode ter engravidado uma atriz com quem gravou um vídeo pornô. Mas quem é a atriz e o porquê de toda sua fama na internet?.

 

Atriz Emily Nariznho / Foto - Reprodução

Emily é influencer e produtora de conteúdo adulto, atualmente ela acumula mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais. A atriz também trabalha como acompanhante de luxo, um site especializado aponta que os valores para contratar os serviços da loira podem variar.

POLÊMICA

Na sexta-feira (12) portais de notícias de todo o país começaram a divulgar o desabafo da atriz. Emily Narizinho disse que pode ter engravidado uma colega com quem gravou um vídeo adulto. A influencer disse que não usou preservativo durante as gravações.

"Meus exames e os dela estavam ok, então vamos fazer sem . A gente gravou a cena e foi um pouco dentro. Eu estou acostumada a 'comer' só homens, não mulheres. Faz três meses que estou ficando só com mulheres. O único homem que eu fiquei foi ontem. Eu, acostumada a ficar com homem, foi dentro e depois eu tirei. Aí ela falou: 'estou tomando remédios, está tudo normal, não se preocupa'. Bom, hoje em dia tem DIU, né, e foi a primeira vez que fiquei com uma mulher sem preservativo", explicou Emily.

ATRIZ EMILY NARIZNHO / FOTO - REPRODUÇÃO

ASSUSTADA

A atriz disse que não está pronta para ter um filho, e pontuou que vai conversar com a amiga para saber como prosseguir. Nas redes sociais ela disse que está assustada e que não vai divulgar a identidade da mulher para preservar sua privacidade.

“Não dormi nada esta noite, estou vivendo um pesadelo. To ficando cheia de espinha de tanto estresse que to passando”, escreveu.

Atriz Emily Nariznho / Foto - Reprodução

VIDEO!

 

 
https://ocombatente.com/saiba-quem-e-a-atriz-trans-que-engravidou-mulher-apos-gravar-porno/

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Mortalidade por vírus respiratório em crianças segue alta, diz Fiocruz
A mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças pequenas ainda está alta devido à grande circulação do vírus sincicial respiratório (VSR). A análise é do boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira (11). 

O documento destaca que a mortalidade da SRAG nas últimas oito semanas foi semelhante na faixa infantil de zero a dois anos e em idosos. No entanto, na população idosa, se destacam as mortes por SRAG associadas ao vírus da gripe, à influenza A e à covid-19.

Seis unidades da federação apresentam sinal de aumento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave na tendência de longo prazo: Amapá, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Roraima e São Paulo. Já é possível observar uma estabilização ou interrupção do crescimento do número de casos de VSR e influenza A em alguns estados do Centro-Sul.

A análise mostra que ainda estão altos os casos dos vírus influenza, VSR e rinovírus na maioria dos estados do Sudeste, como Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Alguns estados do Norte também apresentam manutenção do aumento dos casos de VSR e rinovírus em crianças pequenas.

Segundo a pesquisadora do InfoGripe Tatiana Portella, no cenário nacional, há sinal de queda na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e de estabilidade na tendência de curto prazo (últimas três semanas) nos casos de SRAG.

“A diminuição da Síndrome Respiratória Grave a nível nacional se deve a uma queda ou interrupção no crescimento das SRAG por vírus respiratório e influenza A em muitos estados”, avalia a pesquisadora, reforçando a importância da vacinação no país contra a covid-19.

Covid

A covid-19 tem se mantido em patamares baixos quando comparada com seu histórico de circulação. Porém, o vírus tem sido a principal causa de internação por SRAG entre os idosos do Amazonas, Ceará e Piauí nas últimas semanas.

Também alguns estados do Norte e Nordeste têm apresentado uma ligeira atividade da covid-19.

Fonte: EBC SAÚDE
https://ocombatente.com/mortalidade-por-virus-respiratorio-em-criancas-segue-alta-diz-fiocruz/
Convenção do MDB, em Porto Velho acontece no sábado, 27 de julho, na sede do partido
“Evento deve homologar candidatura da juíza aposentada Euma Tourinho à Prefeitura de Porto Velho

A Comissão Executiva do Diretório Municipal do MDB de Porto Velho, liderada pelo presidente municipal do Movimento Democrático Brasileiro, Williames Pimentel, lançou oficialmente Edital de Convocação (em anexo), convocando todos os membros para a Convenção Municipal do MDB, que deve homologar a candidatura da juíza aposentada Euma Tourinho a Prefeitura de Porto Velho, e ainda candidatos aos cargos de vice-prefeito e vereadores.

A convenção será realizada no sábado 27 de julho de 2024, com início às 10h e encerramento às 14h, na forma virtual plataforma zoom e presencial nas dependências da sede do MDB, localizada na rua Elias Gorayeb, 3298, bairro Liberdade, em Porto Velho.

“Com foco que já temos a decisão da nossa convenção, já confirmamos as presenças do senador Confúcio Moura, vice-presidente Nacional do MDB, Elcione Barbalho, além do deputado federal Lúcio Mosquini, que é o presidente do nosso Diretório Estadual”, adiantou o presidente da sigla em Porto Velho, Williames Pimentel.

ORDEM DO DIA

Seguindo a ordem do dia, conforme edital (em anexo), o evento deve iniciar com a escolha de candidatos do partido aos cargos eleitos majoritários prefeito, vice-prefeito (a), além de candidatos a concorrer aos cargos vereadores pelo MDB. A convenção também vai tratar de eventuais coligações, entre outros assuntos de interesses do partido.

Foram convocados todos os integrantes do Diretório Estadual e Municipal, bem como representantes do Partido no Senado Federal, na Câmara Municipal e Assembleia Legislativa, juntamente com seus respectivos suplentes e ainda todos os seus filiados com direito a voto, para Convenção Municipal.
https://ocombatente.com/convencao-do-mdb-em-porto-velho-acontece-no-sabado-27-de-julho-na-sede-do-partido/

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Cantora frisou que o jogador de futebol não sabia sobre o término até o momento da publicação do vídeo

 

A cantora Iza, 33, anunciou, nesta quarta-feira (10), o fim de seu relacionamento com Yuri Lima, 29. Por meio de um vídeo divulgado em seu perfil do Instagram, a artista revela ter sido traída pelo jogador de futebol do Mirassol.

No vídeo de mais de seis minutos, a cantora comunicou o término não só para seus seguidores, como também para o ex-namorado, que não sabia até então sobre a decisão da famosa.

Yuri Lima estava em campo quando Iza anunciou traição e fim de relacionamento

“Eu queria pedir pra vocês respeitarem o meu momento, afinal de contas estou grávida, e nunca pensei em passar por isso. Resolvi vir aqui falar que estou bem, na medida do possível. (…) Ele me traiu — não acredito que estou falando isso. Ele mantinha contato com uma pessoa que ele já se envolveu. E, para mim, isso já é uma quebra de confiança enorme!”, afirmou Iza.

A cantora ainda explicou que recebeu prints de conversas entre o jogador e a amante. “O próprio Yuri deve estar recebendo essa noticia agora de surpresa. Deve não… está!”, garantiu a cantora.

“Acho que nessa situação ele se achou muito esperto e a outra pessoa também, tentando vender informações para alguns veículos por R$ 30 mil”, ainda revelou, explicando que, por manter uma boa relação com os jornalistas, recebeu a noticia antes que fosse publicada.

Após pedir desculpas à família do jogador e afirmar que não desejava que as coisas acontecessem dessa forma, Iza voltou a frisar: “Não somos mais um casal, sem confiança não existe relacionamento. E eu estou gravida, preciso de sossego, tranquilidade”.

 

Relembre o relacionamento de Iza e Yuri Lima

Quando a cantora estava prestes a se casar com o produtor Sérgio Santos, em 2018, Yuri Lima já demonstrava interesse pela cantora. Na época, ele enviou mensagem para a artista através das redes sociais, mas não obteve resposta.

Somente no final de 2022, quando Iza anunciou o divórcio, Yuri viu uma nova oportunidade de se aproximar dela. “Um bom tempo depois vi uma notícia que ela separou. Daí, pensei: ‘vou tentar a sorte’. Mandei mensagem de novo, e o papo fluiu”, falou em entrevista para a GQ Esporte Clube.

“Lembro tudo. Papo foi fluindo. Em duas ou três semanas, a gente se falava todo dia. Ela estava em São Paulo e eu estava de férias em Santos. E aí a gente combinou de eu subir pra São Paulo e ir no hotel em que ela estava”, ainda contou.

“Combinamos de pedir comida japonesa. Rapaz, eu estava nervoso, viu . Não tinha visto ela pessoalmente ainda. Daí, quando ela abriu a porta… Estava muito linda, com um vestido verde, brilhante. Surreal. E aí, quando bate, cai a ficha, fiquei bobinho “, relembrou Yuri.

Iza e o jogador estavam juntos desde janeiro de 2023. No começo de abril deste ano, o casal anunciou que está a espera da primeira filha, que se chamará Nala.
https://ocombatente.com/gravida-iza-anuncia-fim-do-relacionamento-com-yuri-lima-ele-me-traiu/

terça-feira, 23 de julho de 2024

Jovem morre após ter parada cardíaca ao ver homem ser executado. VEJA VÍDEO
Este é um relato trágico e preocupante sobre um incidente em Quirinópolis, Goiás, que resultou na morte de uma jovem de 18 anos, Kamyle Queiroz, após presenciar um homicídio brutal em uma distribuidora de bebidas

Este é um relato trágico e preocupante sobre um incidente em Quirinópolis, Goiás, que resultou na morte de uma jovem de 18 anos, Kamyle Queiroz, após presenciar um homicídio brutal em uma distribuidora de bebidas.

No domingo (7/7), Kamyle foi vítima de uma parada cardíaca ao testemunhar o assassinato de Ênio Emerenciano da Silva, de 23 anos, dentro do estabelecimento. Segundo relatos da Polícia Militar, Ênio foi alvejado por cerca de seis disparos realizados por um indivíduo que entrou na distribuidora após parar uma moto com dois ocupantes em frente ao local.

Os criminosos fugiram imediatamente após o ataque, e apesar dos esforços do Corpo de Bombeiros para socorrer Ênio, ele chegou ao hospital sem vida. A Polícia Civil está investigando o caso e realizou perícia no local para determinar os detalhes do crime e sua motivação, que ainda não foram esclarecidas.

Kamyle foi socorrida por clientes da distribuidora e levada a um pronto-socorro em estado crítico, onde foram realizadas tentativas de reanimação. Infelizmente, ela não resistiu e veio a falecer no hospital.

Os suspeitos continuam foragidos, enquanto a comunidade local e as autoridades lidam com o luto e a investigação deste triste episódio de violência que ceifou duas vidas jovens de forma tão repentina e violenta.

 

Fonte: Metrópoles

 

VEJA VÍDEO:

 

LEIA MAIS
https://ocombatente.com/jovem-morre-apos-ter-parada-cardiaca-ao-ver-homem-ser-executado-veja-video/

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Jovem pula em "lago eletrificado" e morre
 

Reprodução

Morte de Jesse Hamric, de 18 anos, é investigada como acidente

O jovem Jesse Hamric, de 18 anos, morreu após pular em um lago no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, enquanto comemorava o feriado de Independência do país, em 4 de julho.

A polícia local abriu uma investigação sobre o caso, que trata como um acidente. Segundo o jornal NY Post, o Corpo de Bombeiros identificou a passagem de correntes elétricas pelo lago que, de acordo com a investigação, provavelmente matou o jovem eletrocutado.

Hamric ainda com vida até um hospital da região, mas não resistiu. Os amigos dele tiveram ferimentos leves.

O jovem era do estado do Colorado e visitava amigos em Virgínia quando sofreu o acidente. Ele havia acabado de se formar no Ensino Médio.

"Desde que conheci aquele garoto, quero dizer, ele é único", disse o amigo Alex Schwab ao KDVR. "Ainda não consigo processar . Estou muito chateado".

 

Fonte: Internacional
https://ocombatente.com/jovem-pula-em-lago-eletrificado-e-morre-nos-eua/

domingo, 21 de julho de 2024

O agente estava enrolado em uma rede, usando apenas uma cueca, além disso, apresentava sinais de tortura e vários triso de arma de fogo.

O agente penitenciário Raimundo de Mar, de 33 anos, foi torturado e assassinado na noite deste domingo (7) na rua Pintassilgo, no bairro Cidade Nova, em Manaus. O corpo foi encontrado, enrolado em uma rede e com as mãos amarradas, por moradores. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil do Amazonas.

O QUE DIZ A INVESTIGAÇÃO?

Conforme a polícia, Raimundo foi sequestrado no pelos criminosos na rua 07 de maio, no bairro Santa Etelvina. Eles ligaram para o irmão da vítima e informaram que iriam jogar o corpo na Avenida das Torres, mas desistiram e abandonaram o corpo.

O agente estava enrolado em uma rede, usando apenas uma cueca, além disso, apresentava sinais de tortura e vários triso de arma de fogo.

Veja!

 

 

O Instituto Médico Legal (IML) esteve no local para a remoção do corpo. O caso deve ser investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) a fim de identificar os envolvidos e entender a motivação do crime.
https://ocombatente.com/video-agente-penitenciario-e-assassinado-e-corpo-e-desovado-em-via-publica/

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Detento filmado durante sexo com brasileira foi preso por roubar bens de R$ 460 mil; esposa grávida foi parar em hospital
Linda de Sousa Abreu foi detida em um aeroporto enquanto se preparava para embarcar para Madri

O detento que foi filmado enquanto mantinha relações sexuais com uma brasileira numa penitenciária britânica foi identificado como Linton Weirich. O portal MailOnline apurou que o homem foi preso em abril por roubar bens no valor de 65 mil libras (equivalente a R$ 460 mil, na cotação atual) de um apartamento de luxo de Kensington, no Reino Unido.

Ainda segundo o portal, Linton Weirich levou do flat itens como joias, cintos, bolsas, um laptop e uma mala, em março de 2022. Fotos do detento de 36 anos publicadas nas redes sociais mostram que o homem possui a mesma tatuagem no braço que o homem flagrado no vídeo com a ex-guarda.

A brasileira Linda de Sousa Abreu, de 31 anos, se apresentou para uma audiência, nesta segunda-feira, no Tribunal de magistrados de Uxbridge, no Reino Unido. Funcionária de uma penitenciária britânica, a HMP Wandsworth, ela se tornou alvo de uma investigação policial após a suposta filmagem íntima.

O MailOnline apurou que Linton Weirich tem uma companheira grávida de 7 meses. Um fonte próxima a essa mulher disse ao portal que ela ficou "extremamente chateada" com a traição.

— Esse vídeo estúpido afetou a saúde dela, ela foi hospitalizada no fim de semana devido ao estresse. Ela teme que isso provoque um parto prematuro — afirmou a fonte, que pediu anonimato.

Brasileira é acusada de má conduta em cargo público

 

A advogada da brasileira, Gayathri Yogarajah, disse que a cliente é uma “jovem mãe” e “uma pessoa de bom caráter”, de acordo com o The Telegraph. Linda Abreu deverá se apresentar novamente à Justiça no dia 29 de julho para uma nova audiência.

Ela é acusada de má conduta em cargo público, segundo o jornal britânico The Telegraph. Na sexta-feira, uma investigação foi iniciada após o vídeo repercutir nas redes sociais. A brasileira foi detida no aeroporto Heathrow e iria embarcar para Madri. Durante a audiência desta segunda-feira, a defesa de Linda Abreu disse que a prisão havia sido informada da viagem.

Linda De Sousa Abreu foi detida pelas autoridades locais — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Segundo a acusação, entre os dias 26 e 28 de junho, a brasileira "deliberadamente e sem desculpa ou justificativa razoável se comportou mal de uma forma que representou um abuso da confiança do público em o titular do cargo, envolvendo-se em um ato sexual com um prisioneiro em uma cela de prisão".

A procuradora Niamh McDonagh pediu a apreensão do passaporte português de Linda Abreu e que não fosse concedido a ela documentos de viagem internacionais, segundo o Telegraph. A brasileira foi liberada sob fiança pela juíza Julie Cook. Ela está proibida de entrar em qualquer "porto de viagem" do Reino Unido e foi submetida a monitoramento eletrônico.
https://ocombatente.com/detento-filmado-durante-sexo-com-brasileira-foi-preso-por-roubar-bens-de-r-460-mil-esposa-gravida-foi-parar-em-hospital/

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Assembleia realiza sessão itinerante extraordinária na Exposição Agropecuária de Buritis
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu na tarde desta quinta-feira (4) um momento histórico com a primeira sessão itinerante extraordinária da Casa de Leis no município de Buritis. O ponto de destaque no pronunciamento dos deputados estaduais foi a moratória da soja, a qual tem sido imposta por multinacionais contra a agricultura rondoniense.

A solenidade, presidida pelo deputado estadual Delegado Lucas (PP), foi realizada no segundo dia da 7ª Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur) no Parque de Exposições Mauro Roberto.

Inicialmente foram prestadas homenagens a 16 personalidades que participaram do crescimento do município de Buritis e da região, os quais foram indicados pelos deputados estaduais Delegado Lucas e Ribeiro do Sinpol (PRD), em Comissão Geral. Em seguida, foi feita a transferência para a sessão itinerante extraordinária da Casa de Leis.

Parlamentares valorizaram a realização de sessões itinerantes pelo estado (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

Os deputados estaduais manifestaram sua insatisfação com a moratória da soja, proposta por multinacionais, que teriam se comprometido a não adquirir a soja produzida em áreas do Bioma Amazônico. A medida, de acordo com a Aprosoja Rondônia, vai proporcionar uma queda na qualidade dos serviços públicos e inviabiliza em cheio o setor produtivo rondoniense.

Proponente da sessão itinerante extraordinária em Buritis, o deputado estadual Delegado Lucas revelou que este foi um momento histórico na trajetória do município. “Agradecer a Deus por essa oportunidade, pois é um momento de celebração por trazer para Buritis essa sessão itinerante da Assembleia. É motivo de orgulho para nosso município, fico feliz de ter sido o proponente para trazer essa solenidade e agradeço ao presidente da Assembleia, deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), e aos demais parlamentares por oportunizarem essa sessão inédita em nosso município”, frisou o parlamentar.

O Primeiro Secretário da Alero, deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) valorizou o trabalho executado pela Casa de Leis em buscar aproximar as ações com a população do município. "Quero agradecer a todos os produtores, prefeitos, vereadores e sociedade civil que estiveram presentes em nosso estande . Parabenizar o deputado Lucas pela propositura dessa sessão dando a oportunidade das pessoas conhecerem os deputados e os trâmites da Assembleia Legislativa", destacou o deputado Cirone Deiró.

A decisão foi assegurada por meio do Projeto de Resolução Nº 64/2024, que convocou sessão itinerante extraordinária e transferiu a sede do Poder Legislativo para o município de Buritis com o objetivo de disseminar conhecimento por meio da Escola do Legislativo, por meio de palestras e cursos, além de aproximar os deputados estaduais da população da região.

Texto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO

Fonte: Assembleia Legislativa de RO

 
https://ocombatente.com/assembleia-realiza-sessao-itinerante-extraordinaria-na-exposicao-agropecuaria-de-buritis/

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Pacote nutricional personalizada ajuda Fazenda Jaburi a ter sucesso na pecuária em Rondônia
A pecuária brasileira cresce em produtividade, qualidade e respeito ambiental em todas as regiões do país, com o uso do melhoramento genético animal, atenção à nutrição, à sanidade e ao manejo eficiente. “Os produtores sabem que é preciso fornecer as condições ideias para os bovinos expressarem todo o seu potencial produtivo de forma eficiente e sustentável”, ressalta José Neto, Consultor Técnico Beef da Bigsal |Trouw Nutrition.

O especialista explica que cada projeto é único e é preciso considerar as características do negócio para fornecer o melhor pacote tecnológico. “Em termos de nutrição, é essencial analisar se o foco é cria, recria, engorda, ciclo completo ou se o pecuarista explora a produção de genética para a venda de animais melhoradores”.

Um exemplo de sucesso é a Fazenda Jaburi, em Espigão do Oeste, Rondônia. Atualmente, a propriedade conta com rebanho de 12 mil animais, sendo 4 mil registrados. O objetivo principal é a seleção e o melhoramento genético da raça Nelore, além de recria e engorda de gado de corte.

A Jaburi mantém parceria sólida com a Bigsal, empresa que fornece tecnologia nutricional de ponta para maximizar a produtividade dos animais. Essa colaboração contribui para excelentes resultados em termos de produtividade. “Trabalhamos com seleção focada em animais precoces, com alto desempenho em ganho de peso, fertilidade e boa habilidade materna. Nossos reprodutores e matrizes produzem animais precoces, que encurtem o ciclo de produção, e agregam genes que potencializem a lucratividade dos rebanhos que utilizam nossa marca Jaburi. A Bigsal está presente tanto no gado comercial, fornecendo o núcleo Beef Conf para o confinamento, quanto no gado registrado, com Versat e Núcleo Proteinado”, afirma Guilherme Garcia, diretor comercial da Fazenda Jaburi.

A qualidade da genética da Fazenda Jaburi estará à disposição dos pecuaristas no dia 6 de julho, quando será realizado o 9° Leilão Virtual Genética, 10 horas (horário de Brasília). Serão ofertados 250 touros e 150 matrizes Nelore, todos com registro definitivo. Os machos têm exame andrológico e avaliação pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) e Embrapa Geneplus.

A Bigsal, marca de soluções nutricionais da Trouw Nutrition, é uma das líderes na região Norte, além de parte do Mato Grosso, e tem portfólio amplo e completo para atender os mais diversos sistemas e fases de criação dos animais. “O primeiro passo é entender as necessidades e os objetivos a serem alcançados. A Bigsal | Trouw Nutrition tem soluções e equipe técnica preparada para entender e auxiliar os criadores em seus sistemas de suplementação”, finaliza José Neto.
https://ocombatente.com/pacote-nutricional-personalizada-ajuda-fazenda-jaburi-a-ter-sucesso-na-pecuaria-em-rondonia/

terça-feira, 16 de julho de 2024

Segunda mulher é achada dentro de cobra em um mês
 

Reprodução

Mulher foi encontrada dentro de cobra na floresta

Um incidente chocante ocorreu na vila de Siteba, na província de Sulawesi do Sul, Indonésia, nesta quarta-feira (3). Uma mulher identificada como Siriati, de 36 anos, desapareceu depois de sair de casa na terça-feira (2) para comprar remédios para seu filho doente. Este é o segundo caso do tipo em menos de um mês que uma cobra devora uma mulher no país.

Seu marido encontrou seus sapatos e calças a cerca de 500 metros de casa e logo avistou uma serpente próxima ao caminho. A serpente ainda estava viva quando ele a encontrou, segundo o chefe da polícia local, Idul.

Intrigado pelo tamanho incomum da barriga da píton, o marido pediu ajuda aos vizinhos para abrir o estômago do réptil. Foi então que descobriram o corpo de Siriati dentro da serpente.

Esse tipo de incidente é raro, mas não é a primeira vez que algo assim acontece na Indonésia. Nos últimos anos, várias pessoas perderam suas vidas após serem engolidas por pítons na região.

Segundo caso

Em junho, outra mulher foi morta por uma cobra píton de 5 metros na região central da Indonésia . Segundo a agência de notícias AFP, ela foi engolida inteira.

A mulher de 45 anos, da vila de Kalempang, na província de Sulawesi do Sul, havia dito ao marido na quinta-feira que iria vender pimentões para um colecionador. Porém, ela não retornou, e seu marido e parentes iniciaram uma busca, segundo disse o chefe da vila, Suardi Rosi, ao site de notícias Detik.com.

Na manhã seguinte, uma píton foi descoberta perto dos pertences abandonados da mulher, segundo o relato. Moradores e o marido da mulher - identificada apenas como Farida - mataram a cobra e cortaram sua barriga.

Antes, seu marido "encontrou seus pertences... o que o deixou suspeito. Os moradores então procuraram na área. Logo avistaram uma píton com uma grande barriga", disse Suardi.

"Eles concordaram em abrir o estômago da píton. Assim que fizeram isso, a cabeça de Farida foi imediatamente visível."

Farida foi encontrada completamente vestida dentro da cobra.

Fonte: Internacional

 
https://ocombatente.com/segunda-mulher-e-achada-dentro-de-cobra-piton-na-indonesia-em-um-mes/

segunda-feira, 15 de julho de 2024

Porto Velho Shopping se prepara para a 3ª edição do Arraial Beramadeira, o "São João de Rondônia"
A capital rondoniense se prepara para celebrar a 3ª edição do Arraial Beramadeira, conhecido como "O São João de Rondônia". Entre os dias 5 e 14 de julho, o Porto Velho Shopping se transforma em um verdadeiro arraial, com entrada gratuita e uma programação com muita música, dança e comidas típicas. O evento, que já se consolidou como um dos principais festejos juninos da cidade, acontece de segunda a domingo, das 16h às 23h, no acesso F do estacionamento do shopping.

"O Arraial Beramadeira tem se tornado um ponto de encontro tradicional para a população de Porto Velho e região. Mas o sucesso do Beramadeira não seria possível sem o apoio de um grande time de patrocinadores e apoiadores. É essa união que garante a realização do evento e proporciona uma experiência de qualidade para o público", destaca o superintendente do Porto Velho Shopping, Cassio Mendonça.

Entre os apoiadores do Beramadeira está a Santo Antônio Energia. A empresa que integra o grupo Eletrobras, leva para uma das barracas da festa julina do Porto Velho Shopping o Programa de Visitas Turísticas da Hidrelétrica Santo Antônio. Quem passar por lá poderá conhecer um pouco mais do roteiro do passeio "Circuito Energia", que faz parte dos roteiros oficiais de turismo de Porto Velho, e saber como se inscrever gratuitamente para conhecer a 4ª maior geradora hídrica do país.

Entre outros patrocinadores oficiais estão: Bemol, Brahma, Jirau Energia, Brasil Show, Brasil Digital, Record/Sic TV e Rádio Parecis FM. Já o apoio é dado pela Band/Rondovisão, Sebrae, SBT/TV Norte, Holanda do Vale, Rádio Rondônia, Janela Aberta, Rema TV, Emops, Eu Ideal, Nova Química, Fundamental Soluções, Rovema, Rondoniaovivo e Zign Led. O apoio cultural é promovido pela Sejucel e Prefeitura de Porto Velho.

Com uma programação completa para toda a família, o Beramadeira oferece shows musicais, apresentações de quadrilhas e bois-bumbás, além de brincadeiras típicas, como bingo, correio elegante e pescaria. A praça de alimentação reúne diversas opções gastronômicas, com pratos típicos juninos e comidas de rua para todos os gostos.

Serviço

3ª Edição do Arraial Beramadeira

Data: 5 a 14 de julho

Horário: 16h às 23h

Local: Acesso F do estacionamento do shopping, próximo ao Beach Tennis

Entrada gratuita
https://ocombatente.com/porto-velho-shopping-se-prepara-para-a-3a-edicao-do-arraial-beramadeira-o-sao-joao-de-rondonia/
ESCULTURAL, NATURAL E FENOMENAL! USANDO BOTAS DE SALTO E BEBENDO UM BOM VINHO, MA GONÇALVES DEU UM VERDADEIRO SHOW DE SENSUALIDADE. VEJA FOTOS
Ma Gonçalves

"Quero que você, me aqueça nesse inverno"! Ma Gonçalves deixou os assinantes babando. Primeiro, com um look fetichista: botas de salto alto, sobretudo preto e bebendo um vinho que aguçou nossa imaginação.

 

Depois, apareceu bem garota para um piquenique no deck, vestindo uma baby look, calcinha de renda e meias brancas, aproveitando o sol da manhã e ainda finalizou com um banho de banheira no mais puro tesão. Agora, teremos o privilégio de ver o resultado disso tudo! Estão prontos?

 

Conheça um pouco sobre a modelo Ma Gonçalves, nossa nova Bella da Semana:

 

 

Três palavras que te definem:

Curiosa, divertida e meiga.

 

 

O que você faz para manter a forma? Pratica algum esporte?

Gosto de praticar musculação e beach tênis.

 

 

Você fez muito sucesso na nossa live. Como foi participar dessa experiência?

Foi uma experiência única.

 

 

Já ficou com outra mulher? Ficaria?

Sim, já fiquei.

 

 

 

 

 

 

 

 
https://ocombatente.com/escultural-natural-e-fenomenal-usando-botas-de-salto-e-bebendo-um-bom-vinho-ma-goncalves-deu-um-verdadeiro-show-de-sensualidade-veja-fotos/
Menino de 13 anos é morto pela polícia ; vídeo mostra arma falsa
 

Menino de treze anos foi morto pela polícia em Nova York durante uma perseguição. Diversos cidadãos foram às ruas protestar a situação, ao que os oficiais liberaram uma filmagem mostrando o que houve. A câmera estava no colete de um policial.

A polícia procurava um suspeito de roubo na região, e o menino Nyah Mway supostamente encaixava-se na decisão. A polícia se aproximou dele e de um amigo para questionário. Os meninos estavam em uma calçada.

Quando a polícia se aproxima, Nyah, por comando, ergue as duas mãos vazias, mas continua abaixando-as. Um oficial se aproxima para revista, e o menino reage fugindo e correndo; inicia-se uma perseguição.

Enquanto isso, o menino coloca a mão no bolso do moletom, e vira-se para os policiais segurando algo. O vídeo não é claro, mas os policiais afirmam tratar-se de um simulacro de revólver.

Apresentada como prova posteriormente, há uma arma de chumbinho de pressão. Não há uma ponteira laranja, como é comum, para indicar simulacro.

Durante a fuga, um policial derruba Nyah e esforça-se para segurá-lo no chão. Um vídeo de um vizinho mostra ele dando socos no menino. Na sequência, um segundo policial atira no peito dele.

Foi apenas um tiro. O menino chegou a receber socorro, mas morreu no hospital. Veja fotos da arma de chumbinho:

 

CRIME SCENE PHOTOGRAPHS: Nyah Mway’s Glock pellet gun, which is unequivocally, indistinguishable, from a Glock pistol: pic.twitter.com/L7fuf5Akdk

— Dapper Detective (@Dapper_Det) June 30, 2024

 

Família pede ajuda

Nyah Mway é de Mianmar, país asiático fronteiriço à Tailândia. A família pediu revisão e uma investigação mais profunda do que houve.

“Viemos aos EUA, finalmente, para termos educação e conseguir empregos bons, e esperando por uma vida pacífica depois de uma vida violenta em Myanmar,” comentou o primo de Nyah, Lay Htoo, ao Sunday.

Nyah tinha se graduado no ensino fundamental na semana anterior. Iniciaria, em setembro, o High School, equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

Os policiais envoltos na polêmica foram suspensos.

Investigação da morte

Todo caso de morte pela mão de policiais é investigado em Nova York. Cabe ao departamento de polícia provar que os policiais eram treinados e seguiram protocolos pré-determinados.

Mark Williams, chefe de polícia de Utica, participou de uma coletiva de imprensa e confirmou o tiro e a morte após divulgar os vídeos. Para ele, foi “Um incidente tráfico e traumático para todos os envolvidos.”

A família afirma, ainda, que “não devia ter escalado como aconteceu, e nossa polícia precisa de um treinamento muito melhor e diferente. A cidade precisa se responsabilizar, isso não devia acontecer com nenhuma criança.”

 

Nyah Mway Was Taken From His Parents Due To👮‍♀️Brutality. In Utica, NY A 13 year old was shot and killed after walking home from bible study. The officer who killed this young boy has been suspended with pay. 🙏🏿‼️ #JusticeForNyahMway #PoliceDep @UticaPolice @WORLDSTAR @WKTV pic.twitter.com/7JDEK1B0Xy

— Kai 💓 (@Jamaica_Kai) June 29, 2024

 

 

NEW: Police in Utica, New York have released video of the fatal shooting of Nyah Mway after he allegedly pointed a gun at them during a foot pursuit.

Tragic — but officers don’t have the luxury of waiting to be fired upon first. 😕

Police say they approached the 13-year-old… pic.twitter.com/aajorqotQW

— Dutch Burke (@DutchBurke) June 30, 2024

 

Fonte: Internacional

 
https://ocombatente.com/menino-de-13-anos-e-morto-pela-policia-em-ny-video-mostra-arma-falsa/

domingo, 14 de julho de 2024

Pré-candidatos apresentadores de rádio e TV devem se afastar de seus programas a partir deste domingo
O afastamento está previsto no artigo 45, parágrafo 1º, da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e no artigo 43, parágrafo 2º, da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019.

A partir deste domingo (30), os pré-candidatos das Eleições Municipais de 2024 que são apresentadores de rádio e TV devem se afastar dos seus programas. O afastamento está previsto no artigo 45, parágrafo 1º, da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e no artigo 43, parágrafo 2º, da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019. Segundo a legislação, dia 30 de junho é a “data a partir da qual é vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidata ou pré-candidato”.

O descumprimento da regra pode acarretar o cancelamento do registro da candidatura, bem como a aplicação de multa à emissora, caso a beneficiária ou o beneficiário seja escolhido em convenção partidária. A inobservância da regra também sujeita a emissora ao pagamento de multa no valor de R$ 21.282,00 a R$ 106.410,00, duplicada em caso de reincidência.

Por outro lado, os pré-candidatos não ficam impedidos de aparecer na mídia no período anterior à campanha eleitoral. Eles poderão participar, por exemplo, de entrevistas, encontros ou debates em rádio, TV e internet, desde que não envolvam pedido explícito de voto.

Já os candidatos indicados pelos partidos para concorrer nas Eleições 2024 só poderão pedir votos a partir de 16 de agosto, quando efetivamente começa a propaganda eleitoral, inclusive na internet.

A legislação eleitoral também dispõe que, a partir do dia 6 de agosto do ano da eleição, é vedado às emissoras de rádio e TV, na programação normal e no noticiário, divulgar nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção, ainda quando preexistente, inclusive se coincidente com seu nome ou com o nome escolhido para constar da urna eletrônica.

É permitido, contudo, às emissoras de radiodifusão realizar a transmissão de sessões plenárias de órgãos do Poder Legislativo ou Judiciário, ainda que realizadas durante o período eleitoral, dentro dos limites estabelecidos pela legislação.

 

 
https://ocombatente.com/pre-candidatos-apresentadores-de-radio-e-tv-devem-se-afastar-de-seus-programas-a-partir-deste-domingo/

sábado, 13 de julho de 2024

Hoje em dia se tornou bastante comum a realização de procedimentos estéticos, mas é preciso ter cuidado para o sonho não virar um pesadelo 

A criadora de conteúdo Mari Michelini, de 35 anos, submeteu-se a uma harmonização facial em 2020 e, num primeiro momento, adorou o resultado do preenchimento no lábio, no queixo e nas maçãs do rosto. Seis meses mais tarde, acordou com os lábios e os olhos inchados, além de muita dor.

Ela descobriu em uma biópsia que o material injetado no seu rosto era o polimetilmetacrilato, também conhecido pela sigla PMMA, e não ácido hialurônico. “Foi retirado totalmente o meu buço e o meu lábio superior, porque em um ano de inflamação não tinha mais tecido saudável. Essa substância destrói células e não tinha mais o que fazer”, relata.

>

No ano passado, Simone Mesquita teve seu rosto temporariamente deformado após um procedimento estético realizado por uma falsa esteticista em Goiânia. Outras dezenas de clientes também denunciaram a profissional, resultando em uma investigação policial do caso.

"Meu rosto deu uma reação horrível, deu bolhas e eu não sei o que ela aplicou no meu rosto", disse Mesquita ao G1. “Você faz uma coisa para melhorar e a pessoa faz isso com você. Você olha no espelho e vê um monstro. É assim que eu me sentia na época, um monstro.”

>

No mesmo ano, em 2023, a tatuadora Camila Gama teve seu braço direito amputado devido a complicações resultantes de uma lipoescultura. Poucos dias após o procedimento, ela começou a sentir-se mal e procurou assistência médica. Diagnosticada com anemia, Gama recebeu tratamento intravenoso, mas um possível erro na administração do medicamento levou ao desenvolvimento de trombose, resultando na perda do braço.

Ela foi submetida a três cirurgias e passou onze dias na UTI. “Eu era uma tatuadora e usava a minha mão direita. Eu estava na melhor fase da minha vida”, desabafou no Instagram.Segundo Gama, no mesmo vídeo, ninguém sabe explicar se sua trombose foi em relação à lipo. “Normalmente, as pessoas têm trombose na perna, no meu caso foi no braço.”

>

Em 2021, Liziane Gutierrez contou no reality show A Fazenda 13 que teve uma rejeição a partir de uma harmonização em 2018.

“Eu cortei minha boca inteira. (Deu errado) por excesso. Tem laudo médico que eu uso no processo. Assim, eu não sei até quanto pode colocar, a pessoa que está fazendo o procedimento tem que saber. Quando começou a dar o problema, falou que é alergia, alergia, alergia e eu fiquei monstruosa. Foi horrível”, disse. A harmonização facial foi feita nos Estados Unidos.

 

No ano passado, o caso de uma jovem que teve complicações com o preenchimento labial viralizou no TikTok. Jaque conta que a profissional que fez o procedimento, uma biomédica esteta, aplicou 1 ml de ácido hialurônico em sua boca numa sexta à noite, e o inchaço já começou na madrugada para sábado.

A jovem contou que a boca voltou ao normal após medicação e compressa com gelo. "Antes de fazer o procedimento eu pesquisei sobre tudo que poderia dar errado. E deu errado. Eu sabia que poderia acontecer", disse na publicação.

 
https://ocombatente.com/um-monstro-mulheres-ficam-deformadas-apos-procedimentos-malsucedidos/

sexta-feira, 12 de julho de 2024

Alien? Grupo flagra OVNI voando sobre arena após show: "Não há dúvida"
 

Reprodução / YouTube

Funcionários relatam ter avistado OVNI após show de country

Um grupo de funcionários do Anfiteatro Red Rocks, em Colorado, nos EUA, disse ter flagrado um OVNI (objeto voador não identificado) no céu do estado neste mês, informou o National UFO Reporting Center. A aparição inusitada foi vista por 12 pessoas, conforme o relatório.

De acordo com os relatos, eles estavam limpando o local por volta da 1h da manhã do dia 5 de junho, após um show de um cantor country, quando avistaram um disco metálico escuro no céu.

“Um de nossos colegas de trabalho de repente nos disse: 'Ei, o que é isso aí? Parece uma nave espacial'”, afirmou um deles sob anonimato ao National UFO Reporting Center.

“Todos nós nos viramos para olhar na direção que ele estava apontando e com certeza havia um OVNI pairando a cerca de 1 km ao norte de Red Rocks”, continuou “Uma dúzia de nós viu. Ficamos todos perguntando uns aos outros: 'Você também está vendo isso?' Foi um sonoro 'sim' de todos no grupo.”

Segundo a testemunha, o OVNI voou sobre algumas árvores por cerca de 30 segundos até simplesmente "desaparecer no ar".

USAF / SWNS

Aeronave experimental fabricada pela Força Aérea dos Estados Unidos na década de 1950. O modelo é semelhante a um OVNI e foi chamada de Avro Project 1794.

No relatório, o funcionário escreveu que a nave tinha o formato de disco e três níveis de janelas, como se fosse um prédio de três andares, e era iluminado por luzes.

Além da forma como "desapareceu", o que mais assustou as pessoas do local foi que a nave era completamente silenciosa.

“O que é ainda mais louco é que assim que todos nós começamos a notar e paramos o que estávamos fazendo para prestar atenção, a nave se inclinou em um ângulo e lentamente começou a se mover em direção ao leste. Então ela começou a desaparecer até ficar invisível. Ela não foi para longe. Ela simplesmente se dissolveu. Todos nós a observamos desaparecer”, relatou.

A testemunha negou que ela e seus 11 colegas de trabalho tenham confundido o objeto com um satélite ou drone. “Não havia dúvida do que era isso.”

Este ano, conforme os dados do instituto, houve 3.320 relatos de OVNIs somente no Colorado. O estado ganhou a 12ª posição entre os com mais relatos no país, de acordo com o National UFO Reporting Center.

 

Fonte: Internacional
https://ocombatente.com/alien-grupo-flagra-ovni-voando-sobre-arena-apos-show-nao-ha-duvida/

quinta-feira, 11 de julho de 2024

Grande Dégustacion no restaurante Almeria celebra 400 anos de Versailles
 

Pedro Reis

Grande Dégustacion no restaurante Almeria celebra 400 anos de Versailles

A noite da última terça-feira (25) foi marcada por um evento memorável no Restaurante Almeria, na Asa Sul. Em uma atmosfera elegante e sofisticada, aconteceu a “Grande Dégustacion”, uma celebração especial em homenagem aos 400 anos do Palácio de Versailles.

Organizado pela Del Maipo e Wine C , o evento contou com a curadoria especial de champanhes Piper-Heidsieck, marcas que têm suas raízes históricas no icônico palácio francês. Este foi o segundo evento da série, sendo que o primeiro ocorreu na casa do empresário Fernando Cavalcanti .

Rótulos da Grande Dégustacion | Foto: Rayra Paiva

Rótulos da Grande Dégustacion | Foto: Rayra Paiva

A sócia da Wine C, Lara Torres, revelou que esta é apenas uma das várias degustações que estão programadas ao longo do ano, todas em comemoração aos 400 anos de Versailles. “Essa campanha celebra a história das marcas Piper-Heidsieck e Rare, que nasceram dentro do palácio. Como importadores, e eu sendo embaixadora dessas marcas no Brasil, estamos apresentando esses champanhes excepcionais em eventos exclusivos” , explicou.

Lara Torres | Foto: Rayra Paiva

O evento no Almeria foi cuidadosamente planejado e o local não foi escolhido ao acaso. “O Guto Jabour, um dos donos do Almeria, é um grande amigo do meu marido e sócio. Além disso, a casa dele é 100% dedicada ao champanhe Piper-Heidsieck, o que fez de lá o lugar perfeito para esse evento” , comentou Lara.

A lista de convidados foi selecionada minuciosamente, incluindo a imprensa local especializada em vinhos, parceiros como o GPS|Brasília, além de personalidades da Rede Globo, como Antônio Castro.

Foto: Rayra Paiva

O menu da noite foi uma verdadeira obra-prima gastronômica, complementando perfeitamente a degustação dos renomados champanhes. Os rótulos apresentados incluíram algumas das mais prestigiadas opções da Piper-Heidsieck, proporcionando uma experiência sensorial única aos convidados.

Menu Grande Dégustacion | Foto: divulgação

Foto: Rayra Paiva

Lara Torres finalizou a noite com palavras que encapsulam o espírito do evento: “Eu sou verdadeiramente apaixonada pela marca, então organizo esses eventos com muito prazer. Tudo que fazemos com prazer, tendemos a fazer bem feito. Sinto-me honrada em representar a Piper-Heidsieck e a Rare no Brasil, marcas com uma história linda e produtos de altíssima qualidade.”

Confira quem passou pela Grande Dégustacion pelas lentes de Rayra Paiva:

Lara Torres e Cheila Wobido

Maria Luísa Avelar, Bernardo Del Maipo, Phillipe Bourrat, Cyro Jr e Lara Torres

Phillipe Bourrat e Lara Torres

Lara Torres, Etiene Carvalho e Pedro Lima

Lara Torres e Pedro Lima

Guto e Celso Jabour

Lara Torres

Karine Lima e Lara Torres

Vivi Campos e Michelle Meira

Marcelo Chaves, Karine Lima e Thiago Malva

Eugênio Del Maipo e Maísa Sanches

Bob Júnior e Karla Geraldine

Tereza e Antônia Palhares

Rodrigo Brito e Leandro Rodrigues

Luíza Jabour e Bianca Gregório

Rodrigo Coelho e Thiago Lyra

Celso Jabour e Gabriela Jabour

Adriana Nasser e Karine Lima

Atração musical

Luan Peres e Camila Censi

Liana Sabo e Su Maestri

Cris Jardim e Débora Fernanda

Eliane Ulhoa e Rosângela Caino

Rosângela Caino e Leninha Camargo

Izabela Mazzaro e Etiene Carvalho

Michelle Meira

Marcelo Chaves e Thiago Malva

Luciana Barbo e Bianca Dumas

Adriana Nasser

Karine Lima

Leninha Camargo e Karine Lima

Leninha Camargo

Cris Jardim e Leninha Camargo

Antônia Palhares e Lara Torres

Phillipe Bourrat e Thiago Lyra

Cheila Wobido

 

Fonte: Nacional
https://ocombatente.com/grande-degustacion-no-restaurante-almeria-celebra-400-anos-de-versailles/

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Tentativa de golpe na Bolívia: especialistas explicam crise no país
Tanques e soldados do Exército invadem a entrada do palácio presidencial em La Paz, na Bolívia. Roteiro e imagens lembram as décadas de 1960 e 1970, quando ditaduras militares se espalharam pela América do Sul. Mas a cena ocorreu nesta quarta-feira (26) no país sul-americano. Acontecimento surpreendente ou desfecho para um governo em crise? Especialistas em Relações Internacionais explicaram à Agência Brasil o cenário que levou à tentativa fracassada de golpe na Bolívia.

Ato isolado

Em primeiro lugar, existe um entendimento comum de que o episódio desta quarta-feira (26) foi muito mais um ato isolado do general Juan José Zúñiga do que um movimento bem planejado, com apoio de diferentes forças sociais. O general foi demitido nesta terça-feira (25) do cargo de comandante do Exército, depois de ameaçar o ex-presidente Evo Morales.

“O general teve um erro de cálculo político. Achou que receberia algum respaldo ao ameaçar o Evo Morales. Mas o atual presidente boliviano bancou a aposta e tirou o general do comando do Exército. E aí ele se viu numa situação de isolamento e tentou o golpe de uma maneira muito improvisada, sem participação de outras lideranças das Forças Armadas. E foi importante ver que ele não teve apoio significativo de nenhum grupo social do país”, diz Maurício Santoro, cientista político e professor de Relações Internacionais.

“O Evo Morales já convocou uma greve geral e tem os movimentos sindicais muito alinhados com ele. O próprio presidente Luis Arce também veio a público para pedir que a sociedade boliviana se junte contra esse golpe. E setores da oposição se colocaram contra o golpe. A própria Jeanine Añez, que já foi presidenta e opositora do Evo, disse que não aceita o que aconteceu. O Luís Camacho, importante líder contra o Evo Morales em 2019 falou que não aceita também. Então, esse movimento de golpe parece isolado. Muito mais uma tentativa do Exército e do próprio Zúñiga de demonstrar poder, do que de fato querer impor um novo governo”, diz Arthur Murta, professor de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.

O general Zúñiga foi preso após liderar a tentativa de golpe.

Crise econômica e disputas políticas

Em segundo lugar, o ato do general pode ser entendido a partir de problemas mais estruturais que o país enfrenta, como a dimensão econômica.

“A Bolívia está vivendo uma situação econômica muito difícil. O principal setor é o de gás natural, que está enfrentando uma série de problemas. Isso levou a uma queda nas exportações, e as reservas internacionais da Bolívia estão muito pequenas, em torno de US$ 3 bilhões. O que é nada para as necessidades de um país. Para comparar, o Brasil que tem uma situação bastante confortável em termos de reservas tem hoje mais de US$ 350 bilhões. Isso significa que a Bolívia está com muita dificuldade de importar mesmo produtos básicos para o dia a dia: alimentos, remédios, combustíveis”, diz Maurício Santoro.

“Os países andinos estão baseados no extrativismo pesado e com os preços nas alturas. O Estado quer se apropriar de uma parte desse excedente econômico. E grupos nacionais e multinacionais querem pegar absolutamente tudo. Mas não é como Salvador Allende. na década de 70, que estava mantendo a companhia do cobre sob o controle, ou estatizando empresas. Agora é o contrário, é uma administração que quer se apropriar de parte desses excedentes para a realização de políticas públicas. A classe dominante e as multinacionais nem isso topam. Então nós ficamos sempre numa situação limite entre o Estado e essas forças sociais”, explica o professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Nildo Ouriques.

Do ponto de vista das disputas políticas, as tensões entre diferentes líderes e partidos do país contribuem para aumentar os riscos à democracia.

“O componente político dessa crise é o fato de que no ano que vem a Bolívia vai ter eleições presidenciais e o general que tentou o golpe hoje disse ontem que se o Evo Morales se apresentar como candidato à presidência, as Forças Armadas iriam intervir e prender o Evo. Há poucos anos aconteceu uma crise política semelhante na Bolívia, em 2019, que terminou com a deposição do Evo e a intervenção dos militares. Então, é uma ferida que ainda está aberta”, diz Maurício Santoro.

“Se voltarmos mais no tempo, a década de 1990 é relativamente estável na Bolívia. As tensões começam com a chegada ao poder do Evo Morales em 2006, que provoca fraturas de poder. Ele começa a fazer política redistributiva de renda, nacionalizar os hidrocarbonetos, entre outras questões, que geram insatisfações com a elite. A Bolívia ela entra num cenário de piora dessa estabilidade democrática, porque o Evo desestabiliza um sistema anterior de poder, em que a população pobre indígena estava sub-representada. Isso faz crescer o movimento reacionário, que se manifesta até hoje”, diz Arthur Murta.

Contexto regional

Para os pesquisadores, é preciso considerar também um contexto mais amplo na América do Sul, com avanço de grupos e lideranças de extrema-direita, que representam o crescimento de movimentos autoritários e antidemocráticos. Em alguns casos recentes, houve tentativas de golpe igualmente fracassadas.

“Essa tentativa de golpe faz parte de um contexto mais amplo de crise da democracia na América Latina. Esse ano a gente teve na Guatemala uma tentativa de impedir a posse de um presidente eleito. Manifestantes invadiram o Congresso no Brasil no ano passado em tentativa de golpe. Bom que a democracia está resistindo e mostrando ter anticorpos e ser mais resiliente. Mas é preocupante que todas essas crises estejam ocorrendo na região nos últimos anos”, diz Maurício Santoro.

“O que foi positivo hoje é que a resposta internacional foi muito forte na defesa da democracia boliviana. Todos os países da América do Sul se manifestaram em maior ou menor grau em defesa da democracia. Isso foi uma coisa importante. A Organização dos Estados Americanos também respondeu de modo muito rápido e contundente”, acrescentou.

Fonte: EBC Internacional
https://ocombatente.com/tentativa-de-golpe-na-bolivia-especialistas-explicam-crise-no-pais/
MP prestigia abertura da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas em Rondônia
O Ministério Público, por meio da Promotora de Justiça Luciana Ondei Rodrigues da Silva, Coordenadora do Grupo de Atuação Especial da Educação, participou da cerimônia de abertura da 26ª Semana Nacional e 4ª Semana Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, realizada pelo governo do estado nessa segunda-feira (24/6), no auditório do Ministério Público do Trabalho.

O evento trouxe o tema “Educar é Prevenir: o caminho para um futuro sem drogas”, com a proposta de promover debates e reflexões em ações e faz parte de uma semana alusiva ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado anualmente em 26 de junho.

A abertura contou com presença de representantes de diversas instituições. Além do Ministério Público, se envolveram na discussão que busca conscientizar a família, o poder público e a sociedade sobre os perigos do uso de drogas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Polícia Federal (PF) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO).

De acordo com a Promotora de Justiça, o evento é uma forma de sensibilizar a família, o poder público e a sociedade sobre a relação direta do uso de drogas com os casos de evasão e de fracasso escolar, um trabalho preventivo de extrema importância para se garantir a permanecia na escola.

A campanha busca ampliar o alcance das mensagens de prevenção se utilizando das redes sociais, por meio da hashtag #useacabeçanãousedrogas, para chamar a atenção e envolver jovens e adultos.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

Com informações Secom/RO
https://ocombatente.com/mp-prestigia-abertura-da-semana-nacional-de-politicas-sobre-drogas-em-rondonia/

segunda-feira, 8 de julho de 2024

RESPIRE FUNDO, POIS VOCÊ VAI PRECISAR DE TODO O FÔLEGO QUE PUDER ECONOMIZAR QUANDO CONHECER, NOSSA ELLEN LEITE, QUE CHEGOU CHEIA DE ATITUDE, PRONTA PARA TE FAZER DELIRAR. VEJA FOTOS DA BELA
Foto: Reprodução

Deixe o telefone da emergência a postos e aceite o nosso convite para conhecer mais essa delícia

Respire fundo, pois você vai precisar de todo o fôlego que puder economizar quando conhecer a nova modelo do Bella da Semana. Ela tem 26 anos, ama tomar sol e tem um par de seios maravilhosos!

Nossa Ellen Leite chega às páginas do site mais gostoso da web cheia de atitude, pronta para te fazer delirar. Deixe o telefone da emergência a postos e aceite o nosso convite para conhecer mais essa delícia.

Sente que existe muita inveja por aí? Na verdade, sinto que muitos se acham no direito de julgar ou apontar por não terem capacidade de ser ou fazer melhor. Eu, particularmente, não perco meu tempo invejando ninguém, porque graças a Deus tenho uma vida muito boa e não me sobra tempo para invejar ou dar atenção para os invejosos. Acredito que Deus sabe dos nossos corações e cada um tem o que merece.

 

 

 

 

 

Fotos: Reprodução

 

Fonte: Bella da Semana
https://ocombatente.com/respire-fundo-pois-voce-vai-precisar-de-todo-o-folego-que-puder-economizar-quando-conhecer-nossa-ellen-leite-que-chegou-cheia-de-atitude-pronta-para-te-fazer-delirar-veja-fotos-da-bela/

domingo, 7 de julho de 2024

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 93 milhões
O concurso 2.740 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (22), no Espaço da Sorte, em São Paulo, não teve ganhador na faixa principal.

As seis dezenas sorteadas foram: 13,16,17,34,41 e 47.

O prêmio para o próximo sorteio, na terça-feira (25), está acumulado em R$ 93 milhões. A quina teve 108 apostas ganhadoras; cada portador do bilhete premiado receberá R$ 38.469,76. Já a quadra registrou 6.950 acertadores que vão receber individualmente um prêmio de R$ 854.

Para o próximo concurso da Mega-Sena, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Fonte: EBC GERAL

 
https://ocombatente.com/mega-sena-acumula-mais-uma-vez-e-premio-vai-a-r-93-milhoes/

sábado, 6 de julho de 2024

Vídeo: carro cai de penhasco após mulher errar a marcha
 

Reprodução/X

Carro caiu em penhasco de 90 metros

Uma mulher perdeu a vida após o carro que dirigia cair de um penhasco de 90 metros. O incidente ocorreu quando a motorista, ao tentar dar ré, errou a marcha e pisou no acelerador, de acordo com informações divulgadas por jornais locais.

A polícia informou que a motorista não possuía habilitação e tinha pouca experiência na condução de veículos. O momento do acidente foi registrado em vídeo por uma amiga da vítima, que acompanhava a manobra.

Nas imagens, é possível ver o carro se movendo lentamente em marcha à ré, seguido por uma aceleração repentina, momento em que a amiga começa a gritar desesperadamente.

Após a queda, o carro ficou completamente destruído. Equipes de resgate do corpo de bombeiros levaram mais de uma hora para localizar a vítima entre os destroços. Ela foi levada para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.

A gravação do acidente foi amplamente compartilhada nas redes sociais, onde gerou uma onda de comoção e lamentações pelo falecimento.

Assista ao vídeo:

 

🚨MUNDO: Mulher que não sabia dirigir morre ao despencar de penhasco de 90 metros com o carro.

Shweta Survase, de 23 anos, errou ao engatar a marcha próximo a um desfiladeiro na Índia. pic.twitter.com/U8BGah69Wc

— CHOQUEI (@choquei) June 22, 2024

 

Perigos de dirigir sem habilitação

Conduzir um veículo sem habilitação apresenta vários perigos, tanto para o motorista quanto para outras pessoas. Esses perigos incluem:

1. Falta de conhecimento e habilidade: A habilitação é concedida apenas após o motorista demonstrar conhecimento das regras de trânsito e habilidade na condução do veículo. Sem esse treinamento, o motorista pode não estar preparado para lidar com situações de trânsito complexas ou emergências.

2. Aumenta o risco de acidentes: Motoristas sem habilitação são mais propensos a cometer erros que podem levar a acidentes, como falta de sinalização adequada, manobras inseguras e desrespeito às normas de trânsito.

3. Consequências legais: Dirigir sem habilitação é uma infração grave na maioria dos países. Se um motorista não habilitado for pego, ele pode enfrentar multas, apreensão do veículo e até mesmo prisão, dependendo das leis locais.

4. Segurança dos passageiros: Passageiros em um veículo conduzido por alguém sem habilitação estão em risco elevado de sofrer acidentes, devido à possível inexperiência e falta de habilidade do motorista.

5. Seguro e responsabilidade civil: Em caso de acidente, as seguradoras podem se recusar a cobrir danos se o motorista não possuir habilitação. Isso pode resultar em grandes despesas financeiras para reparos de veículos e custos médicos.

6. Imprevisibilidade e Reações Inadequadas: Motoristas sem a formação adequada podem não saber como reagir corretamente em situações de risco, como frenagens bruscas, deslizamentos ou necessidade de manobras evasivas.

7. Impacto social: Além do risco físico, dirigir sem habilitação pode influenciar negativamente outras pessoas, especialmente jovens e crianças, que podem considerar esse comportamento aceitável ou sem consequências graves.

Portanto, a habilitação é um requisito fundamental para garantir que os motoristas tenham o conhecimento e a capacidade necessários para operar um veículo de forma segura e responsável.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.

Fonte: Internacional

 

 
https://ocombatente.com/video-carro-cai-de-penhasco-apos-mulher-errar-a-marcha/

quinta-feira, 4 de julho de 2024

Um vídeo que circula em grupos de WhatsApp nesta quarta-feira (19) mostra o momento em que a jovem Gabrieli Soares, de 23 anos, morre em um grave acidente de trânsito. A fatalidade ocorreu na última sexta-feira, dia 14 de junho, no município de Maravilha, Santa Catarina.

De acordo com informações da Polícia Militar, Gabrieli estava com o namorado em um carro modelo Honda Fit, com emplacamento de Chapecó. Ao perceber a aproximação da viatura, o casal teria mudado repentinamente a direção, o que levantou suspeita por parte das autoridades.

A guarnição da PM resolveu abordar Gabrieli e o companheiro. A princípio, eles pararam o carro, mas quando os policiais se aproximaram, aceleraram o veículo e tentaram fugir. Neste momento, iniciou-se uma perseguição policial.

Durante o trajeto, foi possível ver Gabrieli jogando vários papelotes de maconha pela janela do carro. Em seguida, o namorado da jovem acabou perdendo o controle da direção e capotou o veículo.Durante o acidente, Gabrieli foi arremessada para fora do carro e não resistiu aos ferimentos. Ela morreu no local.

O namorado da jovem, um homem de 25 anos, ainda tentou fugir correndo, mas foi capturado pelos policiais. Ele não possuía CNH e estava cumprindo pena em regime semiaberto. O infrator recebeu atendimento médico e foi encaminhado à delegacia.

Ele já tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas, lesão corporal e descumprimento de medida protetiva. Agora, ele foi novamente autuado por tráfico de drogas, além de homicídio doloso por conta da morte de Gabrieli. A jovem deixa um filho pequeno.

VEJA VÍDEO:
https://ocombatente.com/video-mostra-momento-em-que-jovem-morre-apos-carro-capotar-durante-perseguicao-policial-veja-as-imagens/

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Governo da Argentina identifica foragidos do 8 de janeiro no país
O Ministério das Relações Exteriores recebeu do governo da Argentina uma lista com nomes de brasileiros que cumpriam medidas cautelares por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, e estão foragidos no país vizinho. O documento foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), na última terça-feira (18), que foi quem solicitou ao Itamaraty que fizesse a consulta ao governo argentino.

Os trâmites para uma eventual extradição para o Brasil dependem de pedido formal pelo Judiciário e são de responsabilidade do Ministério da Justiça e Segurança Pública. No que diz respeito à cooperação jurídica internacional, o Itamaraty atua de forma auxiliar na tramitação de documentos.

No início deste mês, a Polícia Federal (PF) realizou operação para cumprir mandados de prisão de centenas de investigados por envolvimento na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. Os alvos são pessoas foragidas ou que descumpriram medidas cautelares determinadas pelo STF, inclusive aqueles que romperam tornozeleiras eletrônicas e fugiram para países como a Argentina e Uruguai. Condenados a penas superiores a dez anos de prisão, eles recorrem em liberdade das condenações.

Pelo menos 50 pessoas foram presas até o dia seguinte à operação e a PF segue trabalhando para localização e captura de outros 159 condenados ou investigados considerados foragidos. As diligências fazem parte da Operação Lesa Pátria, que desde o ano passado apura quem são os responsáveis e os executores dos ataques e já teve 28 fases, a última deflagrada nesta quinta-feira (20).

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. As investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados cumpridos e pessoas capturadas”, informou a PF.

Fonte: EBC GERAL
https://ocombatente.com/governo-da-argentina-identifica-foragidos-do-8-de-janeiro-no-pais/

terça-feira, 2 de julho de 2024

Peruanos foram presos em Porto Velho com 23 kg de cocaína
Droga estava acondicionada na bagagem dos dois peruanos que viajavam num táxi; produto estava na fase do cloridrato

Nesta terça-feira (18), a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Rondônia, anunciou ter apreendido, na noite do último sábado (15), na BR-364, próximo ao km 769, município de Porto Velho, uma carga de cloridrato de cocaína que era transportada por dois criminosos de nacionalidade peruana.

A PRF informou que no ato da apreensão foi solicitado que os passageiros de um taxi, que fazia a linha Acre/Rondônia, desembarcassem e apresentassem os documentos de identificação.

Ao questionar os dois passageiros sobre a origem e destino, foi notado informações contraditórias. Declararam que estavam no Acre, mas o táxi vinha de Guajará-Mirim/RO. Além disso, não souberam informar claramente o destino final; um afirmou que iriam para Humaitá, no Amazonas, a trabalho, enquanto outro disse que estavam a caminho de Porto Velho a passeio. Essa situação elevou o nível de suspeita, permitindo uma busca na bagagem dos conduzidos.

Durante a busca, os passageiros admitiram possuir drogas em suas bagagens. A equipe encontrou várias embalagens contendo substância análoga à pasta base de cocaína, totalizando 23, 2 kg. Quando questionados sobre a origem e destino da droga, afirmaram ter recebido as embalagens em Guajará-Mirim dias atrás e que o destino seria Porto Velho. No entanto, não souberam informar a quem entregaria a droga. A droga foi encaminhada à Polícia Judiciária para destruição. Os infratores foram encaminhados à Polícia Judiciária para os procedimentos cabíveis.

PRF
https://ocombatente.com/peruanos-foram-presos-em-porto-velho-com-23-kg-de-cocaina/

segunda-feira, 1 de julho de 2024

RONDÔNIA: PF prende em flagrante três pessoas por inserção de dados falsos em sistemas da Caixa Econômica 
Indivíduos sacavam saldos residuais de contas da CEF, mediante a colaboração de um empregado da instituição

A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (17/6), três pessoas por estelionato, associação criminosa e inserção de dados falsos em sistemas de informações da Caixa Econômica Federal (CEF), em Porto Velho.

Na ação, foram apreendidos dinheiro em espécie e aparelhos celulares dos envolvidos utilizados para a prática criminosa. Após autorização judicial, os materiais serão encaminhados à perícia para realização da análise de dados, com a finalidade de identificar demais autores e partícipes da ação delitiva.

De acordo com a investigação, que contou com o apoio da Centralizadora de Segurança e Fraude da Caixa Econômica Federal, foi constatado que os indivíduos realizavam saques de saldos residuais de contas da CEF, mediante a colaboração de um empregado da instituição, que possibilitava as alterações dos cadastros de pessoas de forma indevida.

Além disso, foi apurado que mais de 130 cadastros foram alterados e, somente em junho de 2024, houve saques ilegais que, somados, totalizaram R$ 74.410.

Diante dos fatos, os suspeitos poderão responder por estelionato majorado, associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informações, também conhecido por peculato digital.

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

 
https://ocombatente.com/rondonia-pf-prende-em-flagrante-tres-pessoas-por-insercao-de-dados-falsos-em-sistemas-da-caixa-economica/

domingo, 30 de junho de 2024

Tio diz em depoimento que Sophia quis fazer sexo com ele: 'ela me provocou'. VEJA VÍDEO
Em um vídeo que registrou uma parte da declaração feita por ele na delegacia, Edilson afirma que foi provocado por Sophia e que ela tinha o procurado

Edilson Amorim dos Santos, suspeito de matar de forma brutal Sophia Ângelo da Silva, de apenas 11 anos, Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, no dia 27 de maio, alegou ter cometido o crime em defesa e por medo das ameaças que recebeu da criança.

Em um vídeo que registrou uma parte da declaração feita por ele na delegacia, Edilson afirma que foi provocado por Sophia e que ela tinha o procurado. Edilson, é ex-marido da irmã de Sophia. Ainda segundo Edilson, ele teria descartado o corpo em uma caçamba para que não houvesse investigação sabendo que o conteúdo da lixeira iria para Caju onde seria triturado.

 

‘O Edilson, de alguma forma, conseguiu aliciar a menor Sophia até sua residência e no interior de sua residência praticou abuso sexual. De acordo com o criminoso, com medo de todo esse fato vir à tona, ele, então, com uma faca, golpeou por diversas vezes a menina.Foram, aproximadamente, 30 golpes na nuca, o que evidencia que o criminoso agiu de forma a impedir qualquer possibilidade de resistência da vítima’.

VEJA VÍDEO:
https://ocombatente.com/tio-diz-em-depoimento-que-sophia-quis-fazer-sexo-com-ele-ela-me-provocou-veja-video/

sábado, 29 de junho de 2024

Elaine Mickely posa com filho antes dele se casar e se declara: ‘A mulher da sua vida’
Elaine Mickely, de 44 anos, fez uma homenagem para o filho, Luigi César, de 20 anos, neste sábado (15). “Meu filho, esse é o último post que eu faço com você solteiro… Hoje, Luigi, você se casa no civil com a mulher da sua vida, Júlia , essa que o Senhor já preparou para você com tanto cuidado. Estamos transbordando de alegria e gratidão. Mas é impossível as lágrimas não caírem nesse momento. Um filme passa em nossas mentes… Um mix de emoções e sentimentos invadem nossos corações! Uau, chegou o primeiro grande passo dessa abençoada união! Estaremos sempre aqui por perto! Vamos curtir esse dia lindo! Te amamos muito, muito, muito”, declarou a atriz.

Em entrevista a Quem, Luigi, que é o filho caçula da atriz Elaine Mickely e do apresentador César Filho, de 63 (eles também são pais de Luma, de 23 anos, Luigi deu detalhes da cerimônia. “Sonhamos com o dia desde que começamos a namorar. Nós não nos importamos com luxo ou uma grande festa. A única coisa que desejamos é que a presença de Deus esteja conosco. Que possamos inspirar outros casais e jovens a viver uma vida de princípios, a que vale a pena ser vivida”, contou o rapaz.

Os dois, que iniciaram uma amizade em 2021, durante uma viagem em família de ambos ao México, começaram a namorar em junho de 2022. As afinidades vão além de gostos pessoais. Os dois têm a fé em comum e são líderes de um grupo de 500 jovens na igreja evangélica Lagoinha Alphaville. “Somos realmente bem jovens, mas acreditamos que namoro foi feito para acabar em um término ou em casamento. Então, nós já começamos o nosso relacionamento com a visão de nos casarmos e de construirmos uma família juntos. Eu nunca olhei para a Júlia como uma namorada, mas sempre a vi como minha futura esposa”, disse Luigi.

Fonte: revistaquem

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por ELAINE MICKELY (@elainemickely)

Fonte: TOP FAMOSOS
https://ocombatente.com/elaine-mickely-posa-com-filho-antes-dele-se-casar-e-se-declara-a-mulher-da-sua-vida/

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Rondônia: Safra de grãos é destaque no panorama agrícola
Com produção estimada em 4,1 milhões de toneladas, Aprosoja-RO aposta na classificação de grãos para definir qualidade e valor de mercado

 Rondônia vem ganhando destaque no panorama agrícola do Brasil, com projeções otimistas para a safra de grãos de 2024, estimada em 4,1 milhões de toneladas. A soja, carro-chefe da agricultura do estado, apresenta um crescimento expressivo, com uma área de cultivo de 635,5 mil hectares e uma produção estimada em 2,2 milhões de sacas, representando um aumento de 9% em comparação à safra anterior.

Após a colheita, a avaliação da qualidade e do valor de mercado dos grãos se torna primordial tanto para quem compra quanto para quem vende o produto. A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Rondônia (Aprosoja-RO) aposta em cursos de capacitação em classificação vegetal, para garantir a entrega de um produto de qualidade.

A classificação dos grãos é realizada por meio de análises detalhadas das amostras coletadas, com o objetivo de identificar as características que atendem aos padrões de qualidade exigidos pela indústria.

A especialista em classificação de grãos da Aprosoja-RO, Claudionice Alves Domiciano, enfatiza que os principais defeitos e impurezas que afetam a classificação incluem grãos partidos, esverdeados, fermentados, entre outros. Defeitos graves como grãos ardidos, mofados e queimados, além da umidade, são fatores decisivos na classificação.

Claudionice destaca a importância da umidade para a estabilidade e durabilidade dos grãos, pois níveis excessivos podem favorecer o desenvolvimento de fungos e insetos, comprometendo a qualidade. "O processo de classificação é fundamental, pois define o valor de mercado do produto. Desta forma, grãos de alta qualidade alcançam preços superiores no mercado", explica.

De acordo com ela, para a colheita da soja, a umidade ideal é entre 12% e 13%, e para a comercialização, 14%. No caso de armazenamento, é essencial manter a umidade nos níveis recomendados para preservar a integridade dos grãos. Acima dos níveis recomendados (14%), há maior propensão a problemas, como a formação de blocos, aumento da atividade de insetos e risco de combustão espontânea. "Essas condições podem levar a perdas financeiras significativas para os produtores", acrescenta ela.

A classificadora aponta que um dos maiores desafios para os compradores de grãos é encontrar mão de obra qualificada que possa realizar essa tarefa com precisão e de acordo com as normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além disso, a padronização dos processos é essencial para garantir a conformidade e a qualidade dos grãos.

O engenheiro agrônomo Roney Smolareck, da Loc Solution, empresa detentora da marca Motomco de medidores de umidade de grãos, menciona que a legislação brasileira, através da Lei nº 9.972/2000, estabelece a obrigatoriedade da classificação de grãos para a comercialização e importação, reforçando a importância desse procedimento para a segurança alimentar e a transparência nas transações comerciais.

"O nível de qualidade dos grãos pode afetar o valor final do produto, por isso, cada vez mais, é importante monitorar, especialmente, a umidade do grão da lavoura até a industrialização", disse, lembrando que o correto é realizar a classificação dos grãos e a devida limpeza da amostra para verificação do índice de umidade. Isso porque a umidade é o percentual de água encontrado na amostra do produto isento de matérias estranhas e impurezas (MEI).

"Tendo em vista que a produção fica exposta às adversidades climáticas na lavoura até o momento da colheita, é comum encontrarmos grãos com uma série de defeitos nas etapas pós-colheita. Por isso, é de fundamental importância que a classificação dos grãos seja realizada antes do procedimento de medição de umidade", destacou Smolareck.

RONDÔNIA - A safra de grãos 2023/24 de Rondônia teve um aumento de 8,7% em relação à safra anterior. Este crescimento é atribuído à expansão de 7,7% da área plantada, alcançando pouco mais de um milhão de hectares, e a uma produtividade média estimada em quatro mil quilos por hectare, que é 0,9% superior à obtida na safra 2022/2023.

O levantamento divulgado no início desta semana na 14ª edição do Informativo Agropecuário, publicado pela equipe da Embrapa Rondônia, aponta que enquanto a produção no estado está prevista para aumentar, as estimativas nacionais indicam uma diminuição de 7,6% na produção de grãos, atingindo 295,5 milhões de toneladas, o que representa uma redução de 24,36 milhões de toneladas em relação à safra anterior.

O Valor Bruto da Produção Agropecuária de Rondônia em 2024, calculado pela equipe do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologia da Embrapa Rondônia (SPAT), está estimado em 19,9 bilhões de reais, com destaque para bovinos, soja, café e milho.

Sobre a Loc Solution/Motomco - A Loc Solution,  empresa sediada em Curitiba (PR) é detentora da marca Motomco de medidores de umidade de grãos. A empresa fabrica, comercializa e aluga os equipamentos, sendo referência em várias regiões agrícolas do país. De origem canadense, a marca Motomco é líder nacional no segmento de medidores de umidade de grãos. Para mais informações, visite motomco.com.br.
https://ocombatente.com/rondonia-safra-de-graos-e-destaque-no-panorama-agricola/

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Delator da Caixa de Pandora é acusado de tentar jogar esposa de ponte
 

Redação GPS

Delator da Caixa de Pandora é acusado de tentar jogar esposa de ponte em Brasília

Durante uma discussão, no dia 12 de junho, em um viaduto entre as L2 Sul e Norte, em Brasília , Durval Barbosa, conhecido como delator da Caixa de Pandora, foi acusado pela companheira, Fernanda Gabriela, de tentar jogá-la de cima da ponte. Segundo relatos dela à Polícia Civil, Durval teria insinuado ameaças antes do incidente. As informações são do Correio Braziliense.

De acordo com o boletim de ocorrência, Fernanda teria detalhado aos investigadores que Durval teria puxado o volante do carro durante uma discussão e colidido em uma barra de proteção.

Após saírem do veículo, ela afirmou que o delator tentou empurrá-la da ponte. Por sua vez, a advogada do delator alegou que a esposa dirigia de maneira perigosa e que Durval tentou evitar um acidente.

O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam ) como vias de fato no âmbito da Lei Maria da Penha. A defesa de Durval Barbosa não se pronunciou sobre as acusações ao Correio.

Além disso, chama a atenção o histórico conturbado do casal, que já foi alvo de um episódio de violência anterior.

Em 2022, Fernanda foi presa e autuada por tentativa de homicídio após esfaquear Durval na barriga. Após ser absolvida do processo, os dois se casaram novamente em 2023.

Segundo a Justiça, laudos psiquiátricos apontaram que Fernanda apresentava sintomas de psicose não orgânica, o que levou à absolvição sumária com imposição de tratamento ambulatorial.

O juiz concordou com o pedido do Ministério Público e da defesa da ré, quando revogou algumas medidas cautelares e permitindo que ela mantenha contato com Durval. A situação do casal continua sendo acompanhada pelas autoridades.

The post Delator da Caixa de Pandora é acusado de tentar jogar esposa de ponte em Brasília first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional
https://ocombatente.com/delator-da-caixa-de-pandora-e-acusado-de-tentar-jogar-esposa-de-ponte-em-brasilia/

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Projeto que equipara aborto a homicídio tem urgência aprovada
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) o regime de urgência para o Projeto de Lei 1904/24, que equipara o aborto de gestação acima de 22 semanas ao homicídio, aumentando de dez para 20 anos a pena máxima para quem fizer o procedimento.

Os projetos com urgência podem ser votados diretamente no Plenário, sem passar antes pelas comissões da Câmara.

O texto fixa em 22 semanas de gestação o prazo máximo para abortos legais. Hoje em dia, a lei permite o aborto nos casos de estupro, de risco de vida à mulher e de anencefalia fetal (quando não há formação do cérebro do feto). Atualmente, não há no Código Penal um tempo máximo de gestação para o aborto legal.

O aborto não previsto em lei é punido com penas que variam de um a três anos, quando provocado pela gestante ou com seu consentimento, e de três a dez anos, quando quem provocar um aborto sem o consentimento da gestante.

Caso o projeto seja aprovado, a pena máxima para esses casos passa a ser de 20 anos nos casos de abortos cometido acima das 22 semanas, igual a do homicídio simples previsto no artigo 121 do Código Penal.

Delação

Os deputados também aprovaram hoje o regime de urgência para o Projeto de Lei 4372/16, que invalida a homologação da delação premiada de réu preso.

*Com informações da Agência Câmara

Fonte: EBC Política Nacional
https://ocombatente.com/projeto-que-equipara-aborto-a-homicidio-tem-urgencia-aprovada/

terça-feira, 25 de junho de 2024

TV Alero começa a exibir reportagens especiais sobre a importância do homem do campo
Em um esforço para destacar a importância da atuação parlamentar em prol de produtores rurais rondonienses, a TV Assembleia produziu uma série de reportagens especiais conduzidas pela jornalista Meiry Santos, que começam a ser transmitidas para todo o público pelo canal 7.2, a partir desta quinta-feira (13). Ao todo, foram realizadas 22 matérias, focadas na liberação de emendas para o agronegócio em diversas regiões do estado e como os recursos contribuem para a potencialização da produção de alimentos.

As reportagens, que mostram a atuação parlamentar e o impacto das emendas no agronegócio, foram inicialmente exibidas em momentos estratégicos na Rondônia Rural Show Internacional (RRSI): antes, durante e nos intervalos dos eventos na feira, em um telão externo, além de serem apresentadas antes das atividades no estande da Alero. Uma matéria geral sobre toda a atuação da Alero durante a Feira também foi produzida e está no cronograma de veiculação.

O trabalho foi produzido pelos profissionais da TV Alero: a jornalista Meiry Santos, os cinegrafistas Alex Rocha, Ednei Carvalho e os editores João Paulo Palitot, Thiago Oliveira e Clênio Melo.

Conforme Meiry Santos, foi um trabalho que teve início com a pesquisa dentro da própria Alero, junto às equipes dos deputados estaduais, buscando informações sobre a destinação de emendas. Na sequência, houve contato com as associações rurais beneficiadas e a filmagem in loco com os produtores, mostrando os equipamentos e produtos entregues, como: máquinas agrícolas, calcário, mudas e sementes, além do impacto positivo no resultado final, que é a produção de alimentos e a realização de serviços como a preparação do solo e plantio das sementes.

“Foi uma experiência enriquecedora estar em contato direto com os produtores rurais de Rondônia. Apesar das dificuldades enfrentadas, como os desafios logísticos e as condições climáticas adversas, a alegria de ver o impacto positivo das emendas na vida dessas pessoas superou qualquer obstáculo. É gratificante poder contar essas histórias e mostrar como o trabalho parlamentar faz a diferença no dia a dia do campo, da população rondoniense”.

Equipe da Secom percorreu o estado para produzir um material especial para a TV Alero (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

Para o presidente da Casa, deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), muitas vezes a população não consegue entender os benefícios proporcionados pelas emendas parlamentares e como ocorre essa entrega para o destinatário. “É fundamental que a população veja onde os recursos estão sendo aplicados e como eles beneficiam o pequeno produtor rural. As emendas são ferramentas essenciais para o desenvolvimento do agronegócio, que é a principal base da economia no nosso estado. Então, nada melhor que a TV Alero produzir reportagens sobre essas ações, pois nos ajuda a dar transparência ao processo e valoriza o esforço de todos os parlamentares em apoiar aqueles que mais necessitam”, afirma.

As reportagens especiais da TV Alero começam a ser exibidas diariamente a partir desta quinta-feira (13), no canal 7.2, sempre das 8h30 às 9h30.

No site

O mesmo tema também foi alvo de uma série de reportagens no site institucional da Assembleia Legislativa de Rondônia com título: RO é Agro. No total, foram produzidas 16 matérias pelos jornalistas Alexandre Almeida, Cícero Moura e Eliete Marques, com imagens dos fotógrafos Antônio Lucas e Rafael Oliveira.

Junto com a equipe da TV Alero, os profissionais acompanharam as gravações e conversaram com os produtores rurais e representantes de associações. O conteúdo pode ser acessado em: RO é Agro.

Texto: Ivanete Damasceno | Secom ALE/RO

Fotos: Antônio Lucas e Rafael Oliveira | Secom ALE/RO

Fonte: Assembleia Legislativa de RO
https://ocombatente.com/tv-alero-comeca-a-exibir-reportagens-especiais-sobre-a-importancia-do-homem-do-campo/
O projeto da Usina Hidrelétrica (UHE) Tabajara prevê um reservatório de 97 km² em Machadinho d’Oeste

Entre decisões judiciais e denúncias, o projeto da Usina Hidrelétrica (UHE) Tabajara segue de pé. A previsão de um reservatório de 97 km² sobre o rio Machado, em Machadinho d’Oeste, Rondônia, irá afetar, segundo análise exclusiva da InfoAmazonia em parceria com o Brasil de Fato, sete áreas com registros de presença de grupos indígenas isolados.

São eles:

- isolados Piripkura, da Terra Indígena (TI) Piripkura;

- isolados Kaidjuwa, da TI Tenharim Marmelos;

- isolados da Cachoeira do Remo;

- isolados do Igarapé Preto, com registro de presença na TI Tenharim do Igarapé Preto;

- isolados da Serra da Providência, na TI Igarapé Lourdes;

- isolados do Rio Maici, na TI Pirahã;

- isolados do Manicorezinho, na Unidade de Conservação (UC) Floresta Nacional do Aripuanã.

Dentre esses, apenas os Piripkura tiveram o registro confirmado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e, por isso, sua área de circulação é hoje protegida pela restrição de uso. A TI Piripkura está localizada em uma área com forte atividade do agronegócio, entre os municípios de Colniza e Rondolândia (MT), e é habitada por dois indígenas em isolamento voluntário, considerados os últimos representantes do povo Piripkura. Por ser um território ainda não demarcado, a restrição de uso aplicada em março de 2023 pela Funai é um instrumento para resguardar os Piripkura do contato com não indígenas.

Já os Kaidjuwa estão em fase de estudo pela Funai e seguem sem a confirmação de registro, mesmo sendo os principais impactados pela construção da hidrelétrica pela proximidade da TI Tenharim Marmelos com o empreendimento (cerca de 200 metros), de acordo com a análise da reportagem. Os demais cinco registros de presença de indígenas isolados estão em fase de informação pela Funai, etapa inicial do processo de reconhecimento.

Processo de reconhecimento de isolados pela Funai

A Funai contabiliza oficialmente 114 registros da presença de grupos indígenas isolados no país. 28 destes tiveram o registro confirmado e os demais estão em processo de investigação pela Coordenação Geral de Índios Isolados e de Recente Contato (CGIIRC) por meio da atuação de 11 Frentes de Proteção Etnoambiental (FPE), com 29 bases espalhadas pelo país. Unidades descentralizadas da CGIIRC, as FPEs são responsáveis pelas ações de localização, monitoramento, proteção e vigilância e, em contextos excepcionais, contatos com os povos isolados.

Os estudos necessários para a confirmação de presença de um registro podem se estender por décadas, para a produção de conhecimento sobre as dinâmicas de mobilidade e territorialidade, modos de vida, história recente e pertencimento étnico-linguístico desses povos. A confirmação mais recente de um registro de isolados aconteceu em setembro de 2021, no município de Lábrea (AM).

Desde o início, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da UHE Tabajara já previa a TI Tenharim Marmelos dentro da área de influência do empreendimento. No entanto, a região também é próxima de outras TIs e dominada por vestígios de indígenas isolados. Para mostrar se a usina atingiria esses grupos, a reportagem cruzou a base de dados do Observatório dos Povos Indígenas Isolados (OPI) – que monitora informações sobre ameaças e pressões sobre os povos indígenas isolados – com as delimitações de impacto de acordo com medidas impostas pela Justiça.

Para as referências de indígenas isolados que estão dentro de TIs e UCs, o OPI adota um limite de 40 km ao redor do território, o mesmo previsto pela Portaria Interministerial 60/2015, que estabelece a área de influência de hidrelétricas e rodovias na Amazônia Legal. É com base nessa medida que a Funai deve sinalizar ao Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) quais são as terras indígenas que serão impactadas e precisam ser estudadas. Já para os grupos isolados fora de áreas protegidas, como o caso da Cachoeira do Remo, com limites territoriais formais não definidos, o limite é de 50 km a partir do registro de referência, para fins exclusivos de monitoramento.

Após uma série de relatórios, laudos e denúncias sobre a usina (leia mais em 'Estudo de impacto rejeitado'), duas decisões judiciais são base para a análise:

Em 2022: o MPF e o MPE-RO abriram uma ação civil pública e, com base nela, a Justiça Federal determinou que sete terras indígenas fossem incluídas nos estudos de impacto da hidrelétrica, além da Tenharim Marmelos. São as seguintes TIs: Jiahui e Pirahã (ambos povos de recente contato); Tenharim Rio Sepoti; Tenharim do Igarapé Preto; e Ipixuna e Nove de Janeiro, onde vivem os Parintintim; e a Igarapé Lourdes, onde vivem os Arara e Gavião.

Em 2023: a Justiça Federal voltou ao assunto e determinou a realização de novos estudos de impacto ambiental contemplando os 8 territórios (a Tenharim Marmelos + os 7 novos exigidos na decisão de 2022), e com uma avaliação integrada de impactos por parte da Funai na porção sul da TI Tenharim Marmelos, devido aos indícios da presença de povos isolados, sendo que essa região está a cerca de 200 metros do reservatório.

Enquanto o licenciamento não tem novos "capítulos", a reportagem investigou a localização desses territórios em relação aos impactos já previstos, tanto pelas decisões judiciais, como pela OPI. Além de oito terras indígenas já identificadas na decisão de 2022 e em pedido para inclusão nos estudos em 2023, com destaque para o forte impacto na TI Tenharim Marmelos e grupos Kaidjuwa, a análise também aponta impacto na TI Piripkura, que não foi considerada nem nos estudos do projeto, nem nas decisões judiciais.

A população indígena estimada nas nove TIs identificadas na área de influência do empreendimento é de aproximadamente 3 mil pessoas dos povos Tenharim, Jiahui, Arara, Gavião, Parintintim, Pirahã e Piripkura, de acordo com a base de dados Povos Indígenas do Brasil, do Instituto Socioambiental (ISA).

 

Vista aérea de aldeia na TI Tenharim Marmelos, no Amazonas / Eduardo Passaro/IIEB

Os isolados na região

A partir das decisões judiciais e também do avanço do projeto da usina, Marcela Menezes, da coordenação do Programa Povos Indígenas do Instituto Internacional de Estudos do Brasil (IIEB), destaca a importância da retomada dos estudos da Funai sobre a presença de isolados Kaidjuwa, na TI Tenharim Marmelos.

"Os Tenharim relatam a presença deles e a gente sabe que um empreendimento como uma hidrelétrica é de grande magnitude para um povo indígena isolado, podendo causar até a sua extinção por conta do descontrole gerado pela ocupação desordenada dessa região", disse Menezes.

O bloco de terras dos Kagwahiva, próximo a unidades de conservação, forma um mosaico de proteção no sul do Amazonas em relação ao avanço da fronteira agrícola que chega de Rondônia, assim como garimpo e a extração de madeira em áreas protegidas. Karen Shitatori, antropóloga, aponta que essas atividades ilegais dificultam a presença e a segurança dos indígenas isolados. “Eles estão sendo expulsos. É uma vida de fuga nessa área e, por isso, a angústia dos Tenharim, o medo de não saber se essas pessoas vão ter um futuro”.

“A gente não sabe quantos povos estão em perigo. Como estão esses povos? Não sabemos se estão vivos ou mortos, se foram expulsos mais para dentro”, alerta Ivaneide Bandeira Cardoso, conhecida como Neidinha Suruí, fundadora da associação Kanindé de defesa etnoambiental, sediada em Porto Velho (RO).

Devido à descontinuidade no programa de proteção a essas populações durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ela considera que o levantamento sobre a situação dos povos isolados na região tem que ser “prioridade zero” dentro do processo de licenciamento da Tabajara e cobra o compromisso assumido pelo atual governo com a agenda indígena e a crise climática. “Não se cumpre nada disso com a hidrelétrica de Tabajara. Construir a hidrelétrica é promover o genocídio dos povos indígenas isolados daquela região. Para mim, isso é muito claro”.

História antiga e indefinida

Neste ano, organizações indígenas e ribeirinhas retomaram a mobilização em oposição à hidrelétrica. Em março, o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) pediu o indeferimento do pedido de licenciamento do projeto por parte do Ibama. Já o Instituto Madeira Vivo, que acompanha os projetos de hidrelétricas na bacia do rio Madeira (onde deságua o rio Machado), realizou em janeiro, junto a outras entidades, uma reunião com Ministério de Minas e Energia pedindo o arquivamento da usina: “ainda há a intenção da classe política, que vem fazendo pressão no Ibama para retomar essa discussão”, afirma Iremar Antonio Ferreira, membro e fundador do instituto.

A tal discussão a ser retomada existe há 17 anos. Em 2007, no segundo governo do presidente Lula (PT), nasceu o projeto da UHE Tabajara. As seguintes empresas são responsáveis: Construtora Queiroz Galvão S.A., Furnas, Eletronorte, PCE Projetos e Consultorias de Engenharia Ltda e JPG Consultoria e Participações Ltda.

Em 2008, o licenciamento foi interrompido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) devido aos impactos no Parque Nacional dos Campos Amazônicos (AM e RO), na Reserva de Biodiversidade Jaru (RO) e na TI Tenharim Marmelos. Em 2010, Lula incluiu a Tabajara entre as obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em 2011, como forma de viabilizar o empreendimento, o governo Dilma Rousseff (PT) apresentou a medida provisória MPV 542/2011, que alterou os limites do Parque Nacional dos Campos Amazônicos — em 2012, a MP foi convertida na Lei 12.678/2012. Assim, o licenciamento foi retomado pelo Ibama.

Vista aérea das aldeias Tenharim ao lado da rodovia Transamazônica (BR-230) no trecho em que ela cruza o Rio Marmelos / Eduardo Passaro/IIEB

À época, a medida foi alvo de protestos dos indígenas Tenharim e dos Arara e Gavião, da TI Igarapé Lourdes, que lançaram juntos uma carta de repúdio. Além de alertar para o impacto iminente em seus territórios, o documento já dizia que “outra grande preocupação” era em relação “aos povos indígenas isolados que vivem entre as cabeceiras do rio Marmelos e do rio Preto”.

Também em 2012, a Coordenação-Geral de Índios Isolados e de Recente Contato (CGIIRC), um dos braços da Funai, enviou um memorando às empresas responsáveis pelo projeto sobre a necessidade de concluir os estudos sobre os povos isolados. O órgão manifestou “grande preocupação” diante dos impactos ambientais que “afetam diretamente as condições necessárias para reprodução física e cultural destes indígenas isolados”.

Apesar disso, no termo de referência enviado ao Ibama, a Funai indicou a TI Tenharim Marmelos como a única afetada, mas fez a seguinte ressalva: “caso seja confirmada a existência de índios isolados nesta área de referência, deverão ser adotadas as medidas cabíveis para garantir a estes povos a plena utilização de seus territórios”.

No rastro dos isolados

A InfoAmazonia e o Brasil de Fato estiveram na TI Tenharim Marmelos em dezembro de 2023. Há uma preocupação dos especialistas entrevistados em relação à fragilidade dos isolados na região, sem a confirmação oficial do registro por parte da Funai. Durante a visita da reportagem, ocorreu a validação do Protocolo de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA), elaborado pela Associação do Povo Indígena Tenharim Morõguitá (Apitem) em parceria com o IIEB, que discutiram a segurança e também os direitos dessas populações. A reunião levou à criação de um documento.

Indígenas Tenharim durante o processo de validação do PGTA na TI Tenharim Marmelos / Eduardo Passaro/IIEB

Um dos pontos abordados no documento é a abertura de uma Frente de Proteção Etnoambiental (FPE) em Humaitá, como um órgão de monitoramento e proteção de povos isolados ligado à Coordenação Regional (CR) da Funai que seja dedicada a grupos isolados e de recente contato. “Queremos que isso seja levado em consideração não apenas pela questão da hidrelétrica, mas porque a gente sabe que eles existem”, ressalta a coordenadora da Apitem, Daiane Tenharim.

Por abranger uma vasta extensão territorial, a área de monitoramento da FPE Purus/Madeira, que abrange 7 municípios do Amazonas e três de Rondônia, torna inviável a efetiva proteção desses indígenas na avaliação da antropóloga Karen Shiratori, que defende a criação de uma nova frente da Funai com atuação na região sul do Amazonas. “É impossível fazer o monitoramento, localizar esses grupos e tratar de garantir a proteção desses territórios, direitos territoriais e integridade desses grupos. Essa região ficou muito marginalizada e recentemente são poucas as pesquisas e trabalhos de localização”.

A partir da perspectiva de que os isolados são “grupos indígenas refugiados, sobreviventes de processos históricos de genocídios”, o indigenista Daniel Cangussu aponta que a construção da hidrelétrica no Rio Machado “é um tiro de misericórdia” em sua existência. Cangussu é servidor da FPE Purus/Madeira, órgão de monitoramento e proteção de povos isolados ligado à Coordenação Regional (CR) de Lábrea (AM) e avalia que o empreendimento “talvez finalize qualquer possibilidade de localização e de resistência desses grupos”.

Em 2016, a FPE Madeira/Purus realizou uma expedição ao longo do curso do rio Preto na TI Tenharim Marmelos. A reportagem teve acesso exclusivo a relatórios gerados entre 2013 e 2016 que indicam a presença de indígenas isolados no território. O documento de 2016 aponta que os vestígios encontrados até aquele momento indicam a presença de um grupo de indígenas isolados com circulação no território e recomenda novas incursões na parte sul, onde parte dos Tenharim habitava antes do contato com não indígenas. “Faz-se necessário, certamente, a continuação desse processo investigativo através da realização de novas expedições terrestres”, conclui o relatório.

Cangussu participou das expedições da Funai na TI Tenharim Marmelos para identificação de vestígios desses grupos de isolados. Ele estava junto do cacique Manoel Duca Tenharim, que aprendeu com o pai a andar na mata e se orgulha de percorrer a pé toda a extensão do território. “Sou mateiro. Eu me criei no mato”, disse em vários momentos à reportagem. “Nós andamos lá e acompanhamos onde o parente isolado está. De lá para cá, é o perigo, que vem dessa rede hidrelétrica, que vai atingir eles e vai atingir o nosso rio”, aponta.

Manoel Duca demonstra como os indígenas pescam com o uso de arco e flecha em expedição da Funai em 2013 / Acervo/Funai

Manoel Duca mostra 'quebrada', vestígio de circulação de isolados pelo território / Acervo/Funai

O conhecimento da floresta e os contatos que teve com os grupos de isolados durante suas andanças fez com que Duca fosse convidado a participar das expedições da Funai na TI Tenharim Marmelos. A primeira ocorreu em 2013, quando a equipe percorreu o rio Marmelos no sentido de sua cabeceira. “Nós vimos tudinho onde os parente andava, onde matava peixe, vimos onde eles tiravam mel, queimavam o pau pra tirar mel. Tudo identificou que existia nossos parentes”, conta o indígena.

 

Ramos de galhos quebrados registrados pela equipe da Funai em 2013 como vestígios da circulação de isolados no território - Créditos: Acervo/Funai

Técnica indígena para tirar mel da árvore; vestígio de povos isolados feito pela Funai em 2013 no território - Créditos: Acervo/Funai

GPSCelular utilizado pela Funai em expedições mostra localização de galhos quebrados possivelmente por indígenas isolados - Créditos: Acervo/Funai

 

Estudo de impacto rejeitado

Um ano após o fim dessas expedições da Funai, em 2017, durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), a primeira versão do EIA da Tabajara foi concluída e apresentada ao Ibama. O Plano Decenal de Expansão de Energia 2026, publicado naquele ano pelo Ministério de Minas e Energia, estimava que a hidrelétrica pudesse iniciar sua operação neste ano, em 2024.

Servidores da Funai percorrem o rio Preto na TI Tenharim Marmelos em busca de vestígios de isolados / Funai/Reprodução

O EIA foi rejeitado pelo Ibama devido a uma série de itens que não foram contemplados. Reapresentado ainda naquele ano, foi novamente devolvido devido à projeção incorreta do reservatório. A partir da apresentação dessa primeira versão do documento, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPE-RO) iniciaram uma análise dos impactos da Tabajara com laudos periciais e passaram a emitir recomendações para adequações nos estudos sobre a usina — assim, em 2018, os dois órgãos recomendaram ao Ibama e à Funai a não expedição da licença prévia devido ao “risco de genocídio” dos grupos de indígenas isolados que circulam na TI Tenharim Marmelos.

“Os índios isolados são grupos que precisam que seu território de perambulação seja ecologicamente equilibrado e protegido de fatores externos para garantir o autossustento e evitar, inclusive, doenças exógenas ao seu sistema imunológico. Os órgãos apontam risco de genocídio se esses índios isolados não tiverem a proteção necessária de seu território”, diz trecho do documento enviado pelo MPF e pelo MPE-RO.

A recomendação foi embasada por um laudo pericial de 2017 assinado por Rebecca de Campos Ferreira, perita em antropologia do MPF que atua em processos relacionados aos direitos dos povos tradicionais. No documento, ela aponta que não há critérios técnicos ou científicos que justifiquem a fixação da delimitação padrão de 40 quilômetros para redução dos impactos, mas “motivações políticas relacionadas”. O limite estava previsto no EIA da UHE Tabajara, que considerou a TI Tenharim Marmelos como a única afetada, mas ignorou a circulação de isolados naquele território.

O laudo antropológico de Ferreira aponta como “evidente” que a UHE Tabajara atingirá todas as TIs da região — não apenas a Tenharim Marmelos — e, “de modo ainda mais cruel, os indígenas isolados”. “Há a possibilidade de impactos diretos e indiretos mesmo com centenas de quilômetros de distância, sobretudo quando se considera grupos em situação de extrema vulnerabilidade, como indígenas que não fizeram contato com a sociedade envolvente”.

A conclusão do EIA ocorreu em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro. O ICMBio emitiu a autorização para o licenciamento ambiental do empreendimento em 2020, mas o estudo foi rejeitado novamente em 2021 por análise técnica da Coordenação de Licenciamento Ambiental de Hidrelétricas (Cohid), vinculada ao Ibama. O parecer aponta que “as fragilidades, inconsistências, informalidade científica e ausência de informações” observadas no EIA e, também, nas complementações ao estudo solicitadas pelo Ibama “não sustentam uma decisão favorável de viabilidade do empreendimento”.

Por fim, em abril de 2021, com o relatório da Cohid, o MPF e o MPE-RO abriram a ação civil pública que levou à primeira decisão da Justiça Federal no ano seguinte, com o pedido de inclusão das outras sete terras indígenas nos estudos de impacto da hidrelétrica.

Já a segunda determinação, assinada pelo juiz Dimis da Costa Braga, reafirma que os impactos socioambientais da usina hidrelétrica não se restringem à bacia hidrográfica, nem a um limite de 40 km. Segundo Braga, devido ao contexto da migração de trabalhadores e de especuladores sobre a área, as circunstâncias “aumentam os riscos de conflitos agrários, estimulam o desmatamento e a invasão às terras indígenas”.

A relação dos Tenharim com os isolados

Mais do que uma memória da condição de viver sem o contato com os não indígenas, o povo Tenharim mantém a memória de quando alguns grupos Kagwahiva se dispersaram e passaram a viver em isolamento. “A gente não se refere a eles nem como povos, mas como parentes. Quando a gente teve esse contato com não indígenas, parte do nosso grupo foi para longe, se desmembrou. A gente ficou de um lado e esse grupo seguiu outro rumo”, explica Daiane Tenharim.
https://ocombatente.com/nove-territorios-indigenas-incluindo-isolados-sao-impactados-por-projeto-de-hidreletrica-em-rondonia/